Os Meandros da Teoria Queer e a Urgência de um Campo Escolar Hospitaleiro às Precisões Trans

Revisão Narrativa do Estado da Arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-101


Resumen

Ao destacar a escola como um campo de elaboração de conceitos e disciplinas, há apontamentos teóricos sobre humilhações e violações aos corpos transgêneros e de situações que contribuem para o fracasso e evasão dessa população. Dito isso, este artigo objetivou analisar como a teoria queer e, consequentemente, o debate sexual e de gênero e seus desdobramentos, podem contribuir com um alicerce teórico aos pilares educacionais para se pensar em sujeitos-outros, trans-dissidentes e abjetos no sistema escolar. Para o seu desenvolvimento, realizou-se uma pesquisa narrativa a partir de bases de dados (Scielo, Google Academic, catálogo de teses & dissertações da CAPES e bibliotecas de universidades), em livros e capítulos de livros sobre a teoria queer, transgeneridade e educação e análise em material literário. A discussão foi dividida em três tópicos: primeiro, abordou-se os meandros da teoria queer a partir de teóricos(as) clássicos e brasileiros. No segundo, apresentou-se os diálogos sobre a transgeneridade e o território escolar enquanto reprodutor de fundamentos cis-heteronormativos e no último discutiu-se sobre o currículo, e suas implicações, e foi proposto uma pedagogia fundamentada na teoria queer já que, pensando no território escolar, autores queer apontam para uma reprodução do heteroterrorismo, sendo a escola é um dos ambientes mais violentos para crianças que não se adequam a cis-heteronormatividade. A pedagogia queer, como também o currículo queer, advoga por um sistema educacional que não produza normalizações biopolíticas e que subverta a história que narra os corpos trans-queer apenas pelo ângulo da injustiça e da desigualdade. Assim, torna-se claro que a teoria queer, através de seu caráter questionador das normas sociais vigentes, entende que é necessário haver inflexibilizações nos sistemas sociais, considerando a diversidade de corpos que são massacrados pelas fabricações cis-heternormativas.

Biografía del autor/a

  • Dandara Camélia da Silva Domingues, Universidade São Judas Tadeu

    Cientista Social (UFPE), Psicóloga (USJT) e Mestranda em Ciências do Envelhecimento (USJT).

  • Sandra Regina Mota Ortiz, Universidade São Judas Tadeu

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em Fisiologia Humana, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2001). Possui Pós Doutorado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

  • José Alberto Roza Júnior, Universidade São Judas Tadeu

    Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano (IPUSP), Mestre em Psicologia Aplicada (UFU). Possui graduação em Psicologia nas titulações de Formação de Psicólogo e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (2004).

  • Priscila Larcher Longo, Universidade São Judas Tadeu

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (2001 e 2008) e, especialização em Análises Clínicas (Universidade São Judas Tadeu 2007). Foi pós-doutora na Universidade de São Paulo com estágio na Ohio State University (College of Dentistry) e pós doutora na Universidade Nove de Julho.

  • Rodrigo Jorge Salles, Universidade São Judas Tadeu

    Psicólogo graduado pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2009). Foi Residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - RIMS, Área de Concentração em Saúde do Idoso, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2010-2012). Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP.

Publicado

2024-09-16

Número

Sección

Revisões bibliográficas

Cómo citar

Os Meandros da Teoria Queer e a Urgência de um Campo Escolar Hospitaleiro às Precisões Trans: Revisão Narrativa do Estado da Arte. (2024). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-101