Quando o homem desmunheca: masculinidades bicha como uma ideia-conceito em construção
DOI:
https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-26Resumen
O artigo explora a noção de masculinidades bicha como uma ideia-conceito utilizada para observar e analisar outras possibilidades que podem significar ser homem de maneira não normativa no Brasil. A pesquisa propõe analisar as vivências de homens nordestinos que performam feminilidades, sem que isso os afaste totalmente da concepção das masculinidades, expressando estas de formas dissidentes ao modelo hegemônico. O recorte teórico-metodológico se deu através de um itinerário bibliográfico acerca das masculinidades e de oito entrevistas narrativas com homens cisgêneros, que são gays e bichas. Como resultado, foi possível constatar que a identidade bicha é articulada a partir do pertencimento a grupos de apoio, composto de pessoas LGBTQIAPN+, além de estabelecer performances, trânsitos e narrativas contra hegemônicas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Derechos de autor 2025 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.

