Políticas de subjetivação na adesão à Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP): a gestão do risco-prazer por homens gays cisgêneros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-20


Resumen

Este estudo tem por objetivo analisar, a partir de uma perspectiva cartográfica, os efeitos discursivos e micropolíticos decorrentes do uso da PrEP (Profilaxia pré-exposição), explicitando as formas de apropriação dos discursos biomédicos nas experiências, nas práticas sexuais e nas formas de autorreferencialidade de homens gays cisgêneros usuários dessa tecnologia. Trata-se de uma cartografia realizada entre 2018 e 2022, a partir da qual se escutaram narrativas de usuários da PrEP, considerando-as como efeitos das políticas de subjetivação relacionadas ao uso dessa tecnologia biomédica de prevenção. Consideramos que PrEP não apenas oferece uma nova opção de prevenção contra o HIV, mas também traz à tona mudanças, continuidades e deslocamentos no erotismo, na sexualidade e nas práticas sexuais entre homens gays, atualizando o contexto da epidemia de Aids. O estudo mapeia os fluxos desejantes que modulam a adesão dos sujeitos à PrEP e identifica três afetos micropolíticos resultantes da interseção entre o discurso do “medo-risco” e os dispositivos da sexualidade e da Aids: “paranoia de contágio causal”, “paranoia de contágio ambivalente” e “paranoia de contágio identitária epidemiológica”. A partir desta atualização do dispositivo da Aids, apontamos para a emergência de novos agenciamentos que modulam o temor pela infecção do HIV/Aids, o desejo de adesão à PrEP e as permanências e rupturas discursivas acerca do HIV/Aids entre homens gays cisgêneros, especialmente em relação às práticas sexuais, ao prazer, à percepção de risco e ao estigma.

Biografía del autor/a

  • Diego Diz Ferreira, Centro Universitário Cesusc – Unicesusc

    Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio doutoral no exterior com bolsa CAPES/ Print-Sanduíche na Universitat de Barcelona (Facultad de Educación) atuando como pesquisador no projeto Enfrentamiento de la vulnerabilidad moral en el acceso a la Prevención Combinada al HIV/SIDA em servicios de salud". Mestre em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (UFSC).Bacharel em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru), licenciado em Filosofia pela Universidade Sagrado Coração (USC).Entre 2015 e 2018 foi professor da Escola Estadual de Formação em Saúde(EFOS/São José -SC), atuando na docência em enfermagem e na coordenação do Aperfeiçoamento em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano para profissionais do SUS. Desde 2018 é orientador na Especialização Mutiprofissional da Atenção Básica (UFSC/UNA-SUS) e pesquisador da Secretaria Executiva da UNA SUS/ Brasília, realizando atividade de avaliação e monitoramento de cursos EaD. Atualmente realiza atividades como psicólogo escolar e docência no curso de Psicologia no Centro Universitário CESUSC. Ministrando as disciplinas: Psicologia Social; Políticas Públicas e Psicologia; Saúde Mental e Intersetorialidade e orientando estágio nos campos da psicologia comunitária e escolar. Tem experiência nas áreas de: Saúde Mental e Atenção Psicossocial; Educação Permanente em Saúde; Monitoramento e Avaliação em EaD; Politicas Públicas de Saúde e Educação.

  • Daniel Kerry dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc

    Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Área de Concentração: Práticas Sociais e Processos de Subjetivação / Linha de Pesquisa: Processos de Subjetivação, gênero e diversidades. Mestre em Psicologia pela mesma universidade. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Psicólogo (CRP-12/11122), Bacharel e Licenciado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis). Atualmente, é professor colaborador do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Psicólogo colaborador membro do Grupo de Trabalho "Psicologia Política" do Conselho Regional de Psicologia (CRP-12). Durante o ano letivo de 2022 foi professor substituto de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrou, como psicólogo especialista, a Comissão de Elaboração do documento "Referências técnicas para a atuação de psicólogas, psicólogos e psicólogues em políticas públicas para a população LGBTQIA+", produzido pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP, 2023). Entre 2017 e 2020 foi professor do curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul/Campus Florianópolis e Pedra Branca). Associado da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso). Membro do núcleo de pesquisa Margens - Modos de vida, Família e Relações de Gênero (Psicologia/UFSC). Cofundou e integrou o Grupo de Trabalho (GT) "Gênero e Sexualidades", vinculado à Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia (CRP-12) / IX Plenário - Gestão 2016-2019. Integrou o Conselho Municipal de Direitos LGBT de Florianópolis, como membro suplente representante do CRP-12. Entre 2014 e 2015 realizou estágio doutoral no exterior com bolsa CAPES-Sanduíche no Discourse Unit - Centre for Qualitative and Theoretical Research on the Reproduction and Transformation of Language, Subjectivity and Practice, na cidade de Manchester, Inglaterra. Tem experiência como profissional, docente e pesquisador nas seguintes nas áreas da Psicologia: Psicologia Social Crítica, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Psicologia Clínica. Interessa-se pelos seguintes temas: Psicologia Social Crítica, Educação, Saúde Mental, Políticas Públicas, Estudos da Subjetividade (com enfoque em autores/as como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Paul Preciado e Judith Butler), Esquizoanálise, estudos de gênero e sexualidades, teorias feministas, estudos queer, teorias pós-estruturalistas, teorias decoloniais, dispositivos clínicos e analíticos, clínica transdisciplinar.

  • Carlos Alberto Severo Garcia Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

    Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Psicologia pela UFN/RS, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem estágio Pós-Doutoral em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como psicólogo clínico e psicólogo educacional. Realizou a Residência Multiprofissional em Saúde, com ênfase em saúde mental, pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC)/Porto Alegre. Atuou no Centro de Atenção Psicossocial III da Rocinha e no apoio institucional da gestão da Atenção Primária à Saúde em João Pessoal. Foi consultor do Ministério da Saúde (MS/BR) na Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do Sistema Único de Saúde e consultor do Ministério da Educação no Programa Mais Médicos. Líder do grupo de pesquisa "Escola de Saúde Coletiva" da UFSC, campus Araranguá. É pesquisador permanente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (UFSC), professor permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (UFSC) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UFSC). É professor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFSC e Coordenador do Polo Extremo Sul da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (UFSC). Atualmente, é chefe do Departamento de Ciências da Saúde (DCS), do Centro de Tecnologia e Saúde (CTS), UFSC, Campus Araranguá. Pesquisa e atua nos seguintes campos e temáticas: educação em saúde; clínica ampliada, saúde mental e atenção psicossocial, saúde coletiva e políticas públicas; humanização da atenção e gestão do SUS; pesquisa intervenção-participativa; métodos de produção de conhecimento em saúde; método cartográfico; território e subjetividade, clínica e política.

  • Marta Inez Machado Verdi, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

    Marta Inez Machado Verdi é graduada em Enfermagem pela UFRGS (1981), Especialista em Saúde Pública (1988), Mestre em Enfermagem pela UFSC (1993). Concluiu Doutorado em Enfermagem, área Filosofia da Saúde, pela UFSC (2002), tendo realizado Doutorado Sanduíche na Università degli Studi di Roma La Sapienza com Prof. Giovanni Berlinguer (1998-2000). Desde 1993 é professora do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC desde 2003, desenvolvendo a linha de pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva. É também professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, atuando na linha de pesquisa Evolução das ciências da vida e da saúde. É líder do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva - NUPEBISC/UFSC e coordena o projeto Bioética pelas lentes do cinema. Tem experiência na área de Bioética, Saúde Coletiva, Estratégia Saúde da Família, Educação em Saúde. Foi Coordenadora do Programa de Residência Integrada em Saúde da Família da UFSC de 2004 a 2007 e de Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública no período de 2007 a 2008. Atualmente, exerce a função de Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da CAPES (Conceito 5). 

Publicado

2025-06-17

Cómo citar

Políticas de subjetivação na adesão à Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP): a gestão do risco-prazer por homens gays cisgêneros. (2025). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 8(23). https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-20