Pedagogias Feministas

entre experiências e reflexões de amparo político frente ao avanço dos conservadorismos

Autores/as

  • Jesica Baez baez.jesica@gmail.com
    CONICET- Universidad de Buenos Aires
  • Isadora de Freitas Oliveira isafreitas@gmail.com
    Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-61


Resumen

Vivemos tempos difíceis onde direitos básicos há muito conquistados estão sendo questionados, muitas vezes com aval do próprio Estado. O avanço dos conservadorismos traz sérios riscos a manutençaõ desses direitos, especialmente para
populações historicamente oprimidas como as mulheres, negros, indígenas e dissidentes sexuais. As pedagogias feministas e as práticas de afiddamento se apresentam como alternativas de resistência no campo educacional. Utilizando esses aportes, o presente trabalho tem como objetivo discutir estes avanços no tocante à Educação Sexual
Integral, tendo o projeto Entre Elas como estudo de caso. Por meio de encontros extracurriculares, o Projeto oportuniza o debate sobre as relações sociais, em especial, as questões de gênero e as violências. Exemplo de pedagogia feminista, essas práticas funcionam como um andaime para a construção de um futuro sexuado mais justo. Esquivando-se de receitas ou respostas lineares, propõe-se a construção de uma genealogia de experiências e derivadas de imaginações por produzir.

Biografía del autor/a

  • Jesica Baez, CONICET- Universidad de Buenos Aires

    Dra. y Lic. en Ciencias de la Educación. CONICET / UBA-FFyL-IICE. baez.jesica@gmail.com

  • Isadora de Freitas Oliveira, Universidad de Buenos Aires
    Lic y Mg en Ciencias Biológicas. UBA-FFyL-IICE. isafreitas@gmail.com

Publicado

2024-03-18

Número

Sección

Dossiê Temático: Conservadorismos e as questões de gêneros e sexualidades

Cómo citar

Pedagogias Feministas: entre experiências e reflexões de amparo político frente ao avanço dos conservadorismos. (2024). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-61