Avaliação do texto

A REBEH – Revista de Estudos da Homocultura adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cega, o que significa que as pessoas autoras não conhecem a identidade de quem realiza a avaliação, e vice-versa. A avaliação das submissões será realizada preferencialmente por pessoas externas à comissão editorial (pareceristas ad hoc), que produzirão um parecer e farão uma recomendação quanto à publicação, recusa ou pedidos de ajustes do trabalho submetido. Todos os trabalhos recebidos pela REBEH passam fundamentalmente pelas mesmas etapas de avaliação, conforme a descrição abaixo.

 

TRIAGEM DE TEXTOS E AVALIAÇÃO DESK REVIEW

Consiste na pré-avaliação dos textos de modo a identificar se eles atendem aos requisitos básicos para serem encaminhados para avaliação duplo-cega. A triagem é feita pela editoria-chefe, que pode solicitar apoio dos demais membros da equipe editorial. Dentre os aspectos analisados, destacam-se:

  • Formatação do manuscrito: a) o manuscrito foi formatado segundo o modelo (template) da seção?; b) o número de páginas é adequado ao que consta nas normas das seções?; c) o manuscrito possui título, resumo e palavras-chaves no idioma principal e em um segundo idioma (inglês ou espanhol)?; c) o manuscrito possui referências bibliográficas listadas ao final do documento?; d) o manuscrito foi carregado na plataforma OJS está no formato .doc ou .docx?
  • Critérios de autoria: a) as pessoas autoras cumprem o nível de titulação indicado nas políticas de seção?; b) as informações de autoria foram suprimidas do texto, de modo a preservar a avaliação duplo-cega (checar no corpo do texto e nas propriedades do documento)? Em caso de dúvidas, consultar este vídeo tutorial: https://youtu.be/cmIIQZe2VyM?si=WVL-Lk-DA2vC3oq3); c) as informações da autoria estão devidamente preenchidas na plataforma OJS da REBEH?
  • Documentos complementares: caso seja aplicável, o parecer do Comitê de Ética foi carregado no OJS junto com o arquivo de submissão, em documentos separados?
  • Critérios qualitativos: a) o manuscrito se encaixa no foco e escopo da REBEH?; b) o resumo demonstra com clareza o objeto, a metodologia, o problema e os resultados/conclusões obtidos?; c) o texto é uma contribuição original e inédita?; d) a partir do relatório iThenticate, o artigo possui algum traço de plágio, autoplágio, similaridade ou apropriação de ideias?

Caso algum dos itens acima descritos não sejam cumpridos, o trabalho será recusado em desk review e não seguirá para avaliação. Caso se trate de erros pontuais, como o preenchimento de informações no OJS, as pessoas autoras poderão realizar uma nova submissão – preferencialmente após ler com atenção as diretrizes presentes no site da REBEH. Nos casos de identificação de plágio, autoplágio, excesso de similaridade, a REBEH não receberá o texto para reavaliação, mesmo que seja reformulado. Cabe às pessoas autoras submeterem tal manuscrito para outros periódicos.

Submissões aprovadas nesta etapa serão notificadas por meio de mensagem automática enviada pela plataforma OJS da REBEH. Certifique-se de checar sua caixa de spam e marque o endereço de e-mail da REBEH como “confiável”, de modo a evitar perder as comunicações. Essa informação também estará disponível na submissão do OJS realizada pela autoria principal.

 

AVALIAÇÃO DUPLO-CEGA POR PARECERISTAS AD HOC

Após a aprovação dos artigos em desk review, a editoria-chefe irá designar uma pessoa da equipe editorial para conduzir o processo de avaliação. Os trabalhos serão avaliados na modalidade duplo-cega.

Manuscritos das seções Resenhas, Entrevistas, Tessituras artísticas e Tradução serão avaliados por apenas um parecerista ad hoc, e por um membro da equipe editorial. Manuscritos das seções Pesquisas, Ensaios, Revisões bibliográficas, Relatos de experiência e Biografia serão avaliados por dois pareceristas ad hoc. Caso haja divergência entre os pareceres, será solicitada uma terceira avaliação.

Ao realizar um parecer, pareceristas ad hoc podem fazer as seguintes recomendações:

  • ACEITAR (Aceitação total). O parecerista recomenda a publicação do artigo, cabendo às pessoas autoras realizar revisões pontuais;
  • CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS (Aceitação condicional). O parecerista recomenda que o texto só seja publicado caso as pessoas autoras incorporem totalmente as sugestões apontadas no parecer, sendo necessário ajustes pontuais ou estruturais no texto;
  • REJEITAR (Rejeição total). O texto não está apto para publicação, mesmo que as pessoas autoras façam grandes revisões.

 

LEITURA DOS PARECERES E AVALIAÇÃO PARCIAL/DECISÃO FINAL

Após o envio dos pareceres, a editoria-chefe, com apoio da pessoa editora responsável pela condução da avaliação, tomará uma decisão final (para os artigos que obtiverem a recomendação de rejeição) ou uma avaliação parcial (para os artigos que forem aprovados condicionalmente). 

A REBEH recusará um manuscrito quando ele receber duas avaliações contrárias. Nestes casos, a autoria principal receberá uma carta de recusa com a decisão final, contendo extratos dos pareceres. A REBEH não aceitará receber o manuscrito para uma nova rodada de avaliação, mesmo que ele seja reformulado, cabendo às pessoas autoras encaminhá-lo a outro periódico. 

A REBEH considerará que o artigo foi aprovado parcialmente quando o manuscrito receber duas avaliações favoráveis. Nestes casos, a autoria principal receberá uma carta com a avaliação parcial, contendo extratos dos pareceres. As pessoas autoras terão um prazo de 30 dias corridos para fazer os ajustes e enviar a versão final para publicação. Esse prazo pode variar no caso de dossiês temáticos. A editoria-chefe, apoiada pelo pessoa editora responsável pela condução da avaliação e pelos pareceres, avaliará se o manuscrito foi reformulado conforme as recomendações dos pareceristas e se está apto a publicação. A REBEH se reserva o direito de solicitar ajustes adicionais. Caso o manuscrito não atenda ao que foi solicitado, ele poderá ser recusado para publicação. 

A REBEH considerará que houve conflito entre as recomendações realizadas pelos pareceristas quando houver divergências nos pareceres e recomendações contraditórias quanto à publicação. Nesses casos, o manuscrito será enviado para uma terceira avaliação ad hoc.

Nos casos em que o manuscrito for avaliado por três pareceristas ad hoc, será considerado aprovado parcialmente os manuscritos cuja terceira avaliação receba como recomendação “aceitação total”, ou correções obrigatórias. Nestes casos, a autoria principal receberá uma carta com a avaliação parcial, contendo extratos dos pareceres. As pessoas autoras terão um prazo de 30 dias para fazer os ajustes e enviar a versão revisada. A editoria-chefe, apoiada pelo pessoa editora responsável pela condução da avaliação e pelos pareceres, avaliará se o manuscrito foi reformulado substancialmente e está apto a publicação. A REBEH se reserva o direito de solicitar ajustes adicionais. Caso o manuscrito não atenda ao que foi solicitado, será recusado para publicação.

 

ENVIO DO ARQUIVO REVISADO E DECISÃO FINAL

A autoria principal deverá efetuar o envio da versão revisada diretamente na plataforma OJS da REBEH, dentro do prazo acima indicado. As alterações realizadas no texto devem ser destacadas em amarelo no documento revisado. Nesta versão, deve-se inserir as informações relativas à autoria do texto (nome completo abaixo do título; puxar nota de rodapé e inserir: a) minibiografia de até quatro linhas; e-mail de contato; link do Currículo Lattes; link do ORCiD. Para carregar o manuscrito revisado na plataforma, acesse o site da REBEH e clique em “visualizar” na submissão que está em curso. Em seguida, envie o arquivo revisado na guia “Revisão”. Informações adicionais podem ser enviadas à editoria através da aba “Comentários ao Editor”.

A REBEH não se responsabiliza pela revisão dos textos, sendo de inteira responsabilidade das pessoas autoras garantir sua correção ortográfica e gramatical. Da mesma maneira, cabe a quem submete a responsabilidade pela precisão das informações sobre formação, filiação, contato das pessoas autoras, além do próprio conteúdo do documento. Não serão feitas alterações após a publicação do trabalho. No caso de serem imprescindíveis, será cobrado da pessoa responsável pela submissão valor relativo ao (re)trabalho de diagramação e publicação. Além disso, será necessário produzir uma errata e/ou carta de retratação a ser anexada no PDF do trabalho. A política de retratação, preocupação, redundância, dentre outras seguirão as orientações do COPE disponíveis em: https://publicationethics.org/files/retraction%20guidelines_0.pdf.

Atenção: em hipótese alguma realize uma nova submissão para enviar o manuscrito revisado.

Após o recebimento do texto revisado, a editoria-chefe, apoiada pela pessoa editora responsável pela condução da avaliação do manuscrito, chegará a uma decisão final quanto à publicação ou recusa. A REBEH se reserva o direito de pedir outros ajustes ou explicações às pessoas autoras, sempre que necessário. Será aceito o manuscrito que atender aos pedidos de ajustes solicitados pelos pareceristas e/ou pelas pessoas editoras da REBEH. Será recusado o manuscrito que deixar de atender aos pedidos de ajustes dos pareceristas, e sem oferecer uma justificativa plausível à equipe editorial.

 

EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÃO DO MANUSCRITO

Caso todas as demandas tenham sido atendidas, a autoria principal receberá a carta de aceite, informando que o manuscrito foi aceito para publicação. O texto seguirá para as próximas etapas de trabalho, que consistem em edição, ajustes de diagramação e editoração (no corpo do arquivo e/ou na plataforma OJS). Terminadas estas etapas, o texto será publicado.