Banalidade do Mal, Anestesia Cultural, Comunidades Sexualidades e Transfeminismos: Algumas Reflexões
DOI:
10.31560/2595-3206.2018.2.9093Resumo
Articulando os conceitos de banalidade do mal (Hannah Arendt) e Anestesia Cultural (Allen Feldman), busco apresentar casos recentes envolvendo mortes de pessoas trans, seja por violência transfóbica (Dandara dos Santos – Fortaleza, CE – e Patrícia Ferraz – Belém, PA) ou por adoecimento (Raíssa Gorbatchof – Belém, PA). A intenção é argumentar acerca da importância dos transfeminismos no combate à vulnerabilidade à qual a população travesti e transexual está sujeita cotidianamente. Pretendo refletir sobre como as formas de extermínio desses sujeitos buscam reconstruir as nações como comunidades sexualizadas, pautadas na hegemonia da heterossexualidade e cisgeneridade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Homocultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.