LAMPIÃO DA ESQUINA:
entre formações discursivas, dissidências e práticas educativas queers
DOI:
https://doi.org/10.29327/Palavras-chave:
Análise do discurso, Teoria queer, Lampião da EsquinaResumo
Esta investigação analisa, mediante perspectiva arqueológica foucaultiana, as formações discursivas presentes em cinco edições do jornal Lampião da Esquina (1978-1981). O arquivo compreende recortes das edições: nº 1, de 25 de maio a 25 de junho de 1978; nº 3, de 25 de julho a 25 de agosto de 1978; nº 8, de Janeiro de 1979; nº 12, de Maio de 1979; e nº 16, de Setembro de 1979. Objetivou-se investigar como o periódico articula enunciados dissidentes que contestam regimes de verdade naturalizados, mobilizando as hipóteses (objeto, sujeito, domínio associado e materialidade) da formação discursiva. Os resultados evidenciam estratégias de subversão de metanarrativas tradicionais, a reconfiguração de saberes sobre gênero e sexualidade e a materialização de práticas educativas alinhadas à teoria queer. Conclui-se que o jornal proliferou discursividades críticas, tensionando a relação entre poder, saber e práticas de subjetivação na construção de identidades LGBTQIAPN+.
Downloads
Referências
BIXÓRDIA. Lampião da Esquina, Rio de Janeiro, p. 12, jul. 1979.
BUTLER, Judith. Bodies that matter: on the discursive limits of "sex". New York: Routledge, 1993.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Tradução de Sérgio Lamarão e Arnaldo Marques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e a subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Ligia M. Pondé Vassallo. Petrópolis: Vozes, 1987.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 9. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos II: Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
FRENTE DE LIBERTAÇÃO ARGENTINA NO EXÍLIO. Louca e muito baratinada. Lampião da Esquina, Rio de Janeiro, n. 8, p. 4, jan. 1979.
MEYEROWITZ, Joanne. How sex changed: a history of transsexuality in the United States. Cambridge: Harvard University Press, 2002.
MANIFESTO INAUGURAL. Lampião da Esquina, Rio de Janeiro, n. 0, p. 3, abr. 1978.
MONEY, John; GREEN, Richard (ed.). Transsexualism and sex reassignment. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1969.
PRECIADO, Paul B. Manifesto contrassexual. Tradução de Maria Carolina de Azevedo. São Paulo: n-1 edições, 2014.
SEVCENKO, Nicolau. A revolta da vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. São Paulo: Scipione, 2003.
SILVA, Aguinaldo. As palavras: para que temê-las? Lampião da Esquina, Rio de Janeiro, n. 3, p. 5, 25 jul./25 ago. 1978.
SILVA, Robson Guedes da. Infâncias queers importam?! Precariedade, subjetivação e dissidências didático-curriculares. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 75, p. 349–364, 2023.
STRYKER, Susan. Transgender history. Berkeley: Seal Press, 2008.
TODO MUNDO PRO BANHEIRO. Lampião da Esquina, Rio de Janeiro, n. 12, p. 4, maio 1979.
T., J. S. E O DIREITO DE IR E VIR? Lampião da Esquina, Rio de Janeiro, n. 1, p. 9, 25 maio/25 jun. 1978.
TRANSSEXUALISMO NO FIM. Lampião da Esquina, Rio de Janeiro, n. 16, p. 16, set. 1979.
TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Record, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2026 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelas pessoas autoras, na qualidade de titulares do direito de autoria do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, as pessoas autoras, ao procederem à submissão do(s) artigo(s) à Revista e, por conseguinte, à cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remuneradas pela publicação de seu manuscrito no periódico, independentemente da seção.
A Revista encontra-se licenciada sob a Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
No ato da submissão de seus artigos à REBEH, as pessoas autoras automaticamente aceitam e concordam expressamente com os termos da licença, que se aplica a todos os manuscritos publicados por esta Revista.

