Corpos em (in)disciplina: sentidos atribuídos ao Sistema Colégio Militar do Brasil por ex-estudantes LGBTI+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-31


Palavras-chave:

Dissidências sexuais e de gênero, Educação militar, Psicologia escolar crítica, Resistência LGBTI+, Vivência escolar

Resumo

Este artigo analisa as vivências escolares de ex-estudantes LGBTI+ que passaram pelo Sistema Colégio Militar do Brasil, buscando compreender os sentidos atribuídos ao processo de escolarização em contextos marcados por controle, ordem e hierarquia. A partir de uma abordagem qualitativa e da perspectiva da Psicologia Escolar Crítica, foram realizadas 15 entrevistas com ex-estudantes de diferentes regiões do país, mobilizando o conceito de vivência como ferramenta teórico-analítica central. Os resultados indicam que estudantes LGBTI+ nesses espaços são atravessados por múltiplas formas de violência, ao mesmo tempo em que revelam estratégias de sobrevivência, resistência e reinvenção de si. As narrativas evidenciam tanto a rigidez das normas militares, que operam pela lógica da masculinidade hegemônica e da punição, quanto as brechas construídas por estudantes para tensionar essa ordem. O estudo conclui que, mesmo em contextos educacionais opressivos, os sujeitos constroem caminhos de afirmação, questionando o ideal de escola neutra e revelando os limites da militarização como projeto educacional. Ao analisar essas vivências, o trabalho contribui para os debates em Psicologia Escolar Crítica sobre exclusão, pertencimento e diversidade no ambiente educacional.

Biografia do Autor

  • Xisto Rodrigo Rocha de Sousa, Universidade de Brasília – UnB

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar da Universidade de Brasília (PGPDE/UnB). Psicólogo pela Universidade de Brasília (UnB). Integra o Grupo de Pesquisa do CNPq Psicologia Escolar Crítica e Políticas. 

  • Fauston Negreiros, Universidade de Brasília – UnB
    Pós-doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Professor Associado 3 do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Coordenador do GT Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP. Presidente eleito da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).

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Publicado

12-11-2025

Como Citar

Corpos em (in)disciplina: sentidos atribuídos ao Sistema Colégio Militar do Brasil por ex-estudantes LGBTI+. (2025). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 8(23). https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-31