Análise das percepções de lojistas e comerciantes de Mato Grosso acerca da (não) contratação de pessoas trans
Resumo
A partir de uma abordagem qualitativa, este texto partilha extrato de um estudo que objetivou analisar o cenário atual (2021-2023) da empregabilidade de pessoas trans no âmbito regional, através da perspectiva apresentada pelos/as empregadores/as: comerciantes e lojistas, que colaboraram com o desenvolvimento dessa pesquisa. A partir das percepções de 30 empregadores/as coletadas através de questionário contendo 15 perguntas (abertas e fechadas), o qual fora submetido online à resposta por comerciantes e lojistas locais, tendo tido 30 retornos. Para o adensamento das análises sobre as percepções de empregadores(as)/lojistas foi realizado levantamento e estudo bibliográfico concentrado nas teorias feministas, queer e especialmente transfeminista no que se refere às compreensões relativas ao cisgeneridade, identidade de gênero e orientação sexual, em diálogo com a realidade brasileira. A pesquisa aponta a baixa inserção de pessoas trans em postos de trabalho formais, tanto pela violência perpetrada na desproteção social – o que incorre na falta de qualificação profissional especializada - quanto pela dimensão interpessoal da transfobia - que fundamenta perspectivas incapazes de reconhecer positivamente a inserção de corpos diversos no ambiente de trabalho. Esses resultados apontam para urgência na implementação de políticas públicas de inserção e permanência das pessoas trans no ambiente acadêmico, cotas trans em programas de qualificação técnico-profissional e a criação de programas de incentivo a contratação de pessoas mediante a políticas de concessão de benefícios fiscais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.