Na pele que se habita: vivências de homens negros gays na universidade
DOI:
https://doi.org/10.29327/Resumo
Esta pesquisa possui como objetivo geral analisar as vivências de estudantes negros gays, a partir da entrada nos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí. Utiliza uma metodologia qualitativa, de caráter descritivo e crítico. Os dados foram produzidos através de entrevistas semiestruturadas com estudantes negros gays da UFPI. Foram realizadas entrevistas presenciais e sessões virtuais pela plataforma digital do Google Meet. Os relatos de estudantes negros gays contribuem para uma compreensão mais ampla das interseccionalidades entre raça, gênero e sexualidade na educação superior e como essas intersecções moldam as experiências e as oportunidades dos estudantes, reafirmando e rompendo papéis sociais historicamente estabelecidos. Nas falas dos entrevistados também se percebe os processos de reprodução do racismo e da homofobia no cenário universitário, pois os alunos negros gays se deparam constantemente com diversas formas de violências que estão enraizadas socialmente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.

