Cárcere e corpos sob controle

a manipulação do medo e a gestão dos corpos dissidentes de gênero e sexualidade dentro de prisões masculinas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-78


Resumen

Neste estudo procuramos compreender, a partir de um trabalho de campo etnográfico multissituado, em que medida a manipulação do medo interfere nas formas de gestão dos corpos dissidentes de gênero e sexualidade dentro de penitenciárias masculinas, ou seja, em um ambiente que é, ao mesmo tempo, de constrição e de agência. O campo de pesquisa narrativa aconteceu em quatro unidades prisionais, e, considerando que a prisão é um espaço de confinamento fabricador de relações, acessamos nas entrevistas e conversas com as pessoas presas narrativas acerca daquilo que atravessava as suas vidas e participava de seus conflitos, também entender como as normas de gênero e sexualidade eram acionadas em meio aos processos de negociação, disputa, enquadramento, sujeição e agenciamento. O estudo revelou que pessoas LGBTQIA+ vivenciam experiências únicas em estabelecimentos penitenciários masculinos e que a gestão prisional pretende ter seus corpos sob controle. Para tanto, a criminologia crítica, sobretudo em seu direcionamento queer, instalou um campo de reflexão inovador para pensar e complexificar os processos de criminalização, vitimização e as condições de cárcere.

 

Biografía del autor/a

  • Neon Bruno Doering Morais, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

    Doutor em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Pesquisador do
    Grupo Asa Branca de Criminologia. Membro do Comitê de Comunicação da Sociedade Mundial de
    Vitimologia (World Society of Victimology WSV CC).

  • Giorge Andre Lando, UPE - Universidade de Pernambuco

    Doutor em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo - FADISP. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – UPE. Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental – PPGSDS/UPE. Pós-Doutor em Direito pela Università degli Studi di Messina / Itália. Pós-Doutor em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí – PPGPP/UFPI. Cidade de Recife – PE.

Publicado

2024-12-05

Cómo citar

Cárcere e corpos sob controle: a manipulação do medo e a gestão dos corpos dissidentes de gênero e sexualidade dentro de prisões masculinas. (2024). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-78

Artículos más leídos del mismo autor/a