“No tea, no shade”

Construção de sentidos e manifestações de performances pelo fandom brasileiro de RuPaul’s Drag Race no Facebook

Autores

DOI:

10.29327/2410051.7.22-72

Resumo

O trabalho analisa como o programa RuPaul’s Drag Race se desdobra no ambiente digital por meio do fandom, visando a compreensão dos sentidos acionados e das performatizações de gosto expressadas. Com base no uso da Análise de Construção de Sentidos em Redes Digitais, tramam-se inferências sobre os comentários oriundos do grupo RuPaul’s Drag Race Brasil.OFICIAL, presente no Facebook. Assim, tece-se tramas que reúnem acontecimentos do programa e suas reverberações no ambiente digital, que geram conversações em rede que acionam sentidos diversos. De maneira experimental, utiliza-se a metáfora do prisma como elemento difusor dos sentidos acionados, onde é possível encontrar intercessões que revelam as expressões de gosto do fandom e, com base nos Estudos Queer, movimentações que inferem certos preconceitos provenientes da heteronormativiade.

Biografia do Autor

Luis Henrique

Mestre em Ciências da Comunicação com ênfase em Processos Midiáticos, na linha de pesquisa de Linguagem e Práticas Jornalísticas, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, com bolsa CAPES/PROEX. Pós-graduado em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade pela Universidade Anhembi Morumbi, em Influência Digital pelo Uniritter e em Semiótica e Análise de Discurso pela FAMEESP. Graduado em Jornalismo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM. Tem interesse nos estudos de cultura pop e teoria queer.

Ronaldo Henn, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor do PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos-RS, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo, coordenador do LIC - Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, pesquisador PQ 2 do CNPq

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Cunha, L. H., & Henn, R. (2024). “No tea, no shade” : Construção de sentidos e manifestações de performances pelo fandom brasileiro de RuPaul’s Drag Race no Facebook. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-72