ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA A MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

UMA REVISÃO INTEGRATIVA LITERATURA

Autores

Resumo

A violência doméstica afeta o bem-estar de todas as mulheres, de diferentes pertencimentos de classes, raças, etnias, nacionalidades, etc.; acarretando consequências psicológicas, físicas, sociais e econômicas que interferem na autonomia, segurança, desenvolvimento pessoal e na vida da mulher de modo em geral. Isso, por sua vez, demanda por parte do Estado processos de cuidado e acolhimento, principalmente psicológicos, como formas de mitigar os impactos causados pela violência doméstica contra a mulher. Sendo assim, o presente estudo objetiva compreender como a literatura científica retrata a assistência psicológica a mulheres vítimas de violência doméstica. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura a partir de artigos científicos publicados em língua portuguesa, com recorte temporal dos últimos 10 anos, nas plataformas de indexação bibliográficas da Scientific Eletronic Library Online, Biblioteca Virtual de Saúde do Brasil ­e Portal de Periódicos da Coordenação de Pessoal de Nível Superior. Enquanto descritor utilizou-se: “violência doméstica contra a mulher” em consonância com os MeSH e DeCS, e operadores booleanos: “OR” e “AND”, resultando em 16 produções científicas que comporam a amostra de pesquisa. Enquanto aproximações conclusivas tens que há a necessidade de ampliar a formação e capacitação dos profissionais frente a equipe de apoio e suporte psicológico as mulheres vítimas de violência doméstica; e a efetivação/implantar de políticas públicas de combate à violência contra a mulher, com ênfase, para a promoção, prevenção e recuperação da saúde mental.

Biografia do Autor

Robson Aparecido da Costa Silva, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas.

Robson AC Silva é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (IPUFAL 2022), graduado em psicologia pela Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada (FACISST-2017), especialista em micropolítica da gestão e do trabalho em saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF-2018), em Saúde Mental pela Universidade Regional do Cariri (URCA-2022) e em Ciências Humanas e Sociais aplicadas e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI-2022). Conselheiro do XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco (CRPPE), onde atua enquanto Membro integrante da Comissão Gestora da Sub-sede Garanhus. Integrante do DADÁ: Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST, desde 2017) e do EDIS: Grupo de Estudos em Diversidades e Política da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, desde 2020). Possui aperfeiçoamento em gerências de Unidades Básicas de Saúde, Gestão da Clínica e do Cuidado pela UFF (2020) e qualificação em gestão local de desastres naturais para a atenção básica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFSP-2019); em gestão da clínica na atenção básica pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA - 2019); e em atenção à saúde mental do homem, pela mesma universidade. Extensão universitária em transtornos mentais graves e persistentes pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA -2019) e promoção do uso racional de medicamentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2019). Foi membro do Colegiado em Saúde Mental da XI GERES (2018-2020); psicólogo do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada - PE, aonde também coordenou o grupo de tabagismo, e auxiliou as ações de planejamentos do grupo de Ostomizados; tendo sido convidado, voluntariamente, a fazer parte da Comissão Técnica Consultiva e de Elaboração da proposta de Plantão Psicológico por Tecnologias da Informação e Comunicação da Secretaria Municipal de Serra Talhada (PE) em tempos de COVID-19. No decorrer de sua formação vem atuando nas áreas de psicologia social e clínica, gestão e trabalho em saúde; se debruçando nos estudos e pesquisas relativos às implicações psicossociais do armário entre jovens e adolescentes gays; e, enquanto Revisor de Periódicos Científicos Nacionais (avaliados pela Qualis/Capes) nas áreas de educação, saúde coletiva, psicologia e medicina.

Joicihele da Silva, Autarquia Educacional de Serra Talhada - AESET

Graduanda em Psicologia pela Autarquia Educacional de Serra Talhada - AESET

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

Silva, R. A. da C., & Silva, J. da . (2024). ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA A MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA LITERATURA. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16583

Edição

Seção

Revisões bibliográficas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)