Considerações sobre algumas as relações afetivas juvenis femininas no contexto escolar
DOI:
10.29327/2410051.7.22-82Resumo
A forma como a juventude se relaciona e também constrói laços afetivos é considerada como um dos pontos importantes para não apenas a formação da sua identidade, mas como maneira de afirmação de si e de como enxerga o mundo. É pensando nisso que este estudo se debruçou sobre este fenômeno, com o objetivo de analisar as vivências de relações afetivas de mulheres cis adolescentes e jovens do município de Teresina/PI. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, exploratória, interpretativa e de campo. Este estudo contou com a participação de cinco mulheres cis entre 16 a 18 anos de uma escola pública. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram para a importância desses vínculos para a formação da sua personalidade, contribuindo como uma rede de apoio mútua frente aos dilemas juvenis. Além do mais, essas jovens também problematizam sobre como enxergam essas relações, sua construção com seu corpo e com a sua sexualidade. Conclui-se que trabalhos dessa magnitude indicam a necessidade de escuta e acolhimento dessa juventude, propiciando espaços de entendimentos pessoais e também sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.