Considerações sobre algumas as relações afetivas juvenis femininas no contexto escolar

Autores

  • Ayra Cristina Sousa Dias gpsuv.fiocruzpi@outlook.com
    Fiocruz Piauí
  • Camilly Vitória da Silva Miranda camillymiranda45@gmail.com
    Fiocruz Piauí
  • Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior paulo_juniorpio@hotmail.com
    Fiocruz Piauí
  • Liana Maria Ibiapina do Monte lianaibiapina@yahoo.com
    Fiocruz Piauí
  • Elaine Ferreira do Nascimento negraelaine@gmail.com
    Fiocruz Piauí - PPGPP UFPI

Resumo

A forma como a juventude se relaciona e também constrói laços afetivos é considerada como um dos pontos importantes para não apenas a formação da sua identidade, mas como maneira de afirmação de si e de como enxerga o mundo. É pensando nisso que este estudo se debruçou sobre este fenômeno, com o objetivo de analisar as vivências de relações afetivas de mulheres cis adolescentes e jovens do município de Teresina/PI. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, exploratória, interpretativa e de campo. Este estudo contou com a participação de cinco mulheres cis entre 16 a 18 anos de uma escola pública. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram para a importância desses vínculos para a formação da sua personalidade, contribuindo como uma rede de apoio mútua frente aos dilemas juvenis. Além do mais, essas jovens também problematizam sobre como enxergam essas relações, sua construção com seu corpo e com a sua sexualidade. Conclui-se que trabalhos dessa magnitude indicam a necessidade de escuta e acolhimento dessa juventude, propiciando espaços de entendimentos pessoais e também sociais.

Downloads

Publicado

2024-09-18

Como Citar

Sousa Dias, A. C., da Silva Miranda, C. V., Xavier Sousa Junior, P. de T., Ibiapina do Monte, L. M. ., & Ferreira do Nascimento, E. (2024). Considerações sobre algumas as relações afetivas juvenis femininas no contexto escolar. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16458

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)