Os Meandros da Teoria Queer e a Urgência de um Campo Escolar Hospitaleiro às Precisões Trans

Revisão Narrativa do Estado da Arte

Autores

Resumo

Ao destacar a escola como um campo de elaboração de conceitos e disciplinas, há apontamentos teóricos sobre humilhações e violações aos corpos transgêneros e de situações que contribuem para o fracasso e evasão dessa população. Dito isso, este artigo objetivou analisar como a teoria queer e, consequentemente, o debate sexual e de gênero e seus desdobramentos, podem contribuir com um alicerce teórico aos pilares educacionais para se pensar em sujeitos-outros, trans-dissidentes e abjetos no sistema escolar. Para o seu desenvolvimento, realizou-se uma pesquisa narrativa a partir de bases de dados (Scielo, Google Academic, catálogo de teses & dissertações da CAPES e bibliotecas de universidades), em livros e capítulos de livros sobre a teoria queer, transgeneridade e educação e análise em material literário. A discussão foi dividida em três tópicos: primeiro, abordou-se os meandros da teoria queer a partir de teóricos(as) clássicos e brasileiros. No segundo, apresentou-se os diálogos sobre a transgeneridade e o território escolar enquanto reprodutor de fundamentos cis-heteronormativos e no último discutiu-se sobre o currículo, e suas implicações, e foi proposto uma pedagogia fundamentada na teoria queer já que, pensando no território escolar, autores queer apontam para uma reprodução do heteroterrorismo, sendo a escola é um dos ambientes mais violentos para crianças que não se adequam a cis-heteronormatividade. A pedagogia queer, como também o currículo queer, advoga por um sistema educacional que não produza normalizações biopolíticas e que subverta a história que narra os corpos trans-queer apenas pelo ângulo da injustiça e da desigualdade. Assim, torna-se claro que a teoria queer, através de seu caráter questionador das normas sociais vigentes, entende que é necessário haver inflexibilizações nos sistemas sociais, considerando a diversidade de corpos que são massacrados pelas fabricações cis-heternormativas.

Biografia do Autor

Dandara Camélia da Silva Domingues, Universidade São Judas Tadeu

Cientista Social (UFPE), Psicóloga (USJT) e Mestranda em Ciências do Envelhecimento (USJT).

Sandra Regina Mota Ortiz, Universidade São Judas Tadeu

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em Fisiologia Humana, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2001). Possui Pós Doutorado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

José Alberto Roza Júnior, Universidade São Judas Tadeu

Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano (IPUSP), Mestre em Psicologia Aplicada (UFU). Possui graduação em Psicologia nas titulações de Formação de Psicólogo e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (2004).

Priscila Larcher Longo, Universidade São Judas Tadeu

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (2001 e 2008) e, especialização em Análises Clínicas (Universidade São Judas Tadeu 2007). Foi pós-doutora na Universidade de São Paulo com estágio na Ohio State University (College of Dentistry) e pós doutora na Universidade Nove de Julho.

Rodrigo Jorge Salles, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo graduado pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2009). Foi Residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - RIMS, Área de Concentração em Saúde do Idoso, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2010-2012). Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP.

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

da Silva Domingues, D. C., Mota Ortiz, S. R. ., Roza Júnior, J. A. ., Larcher Longo, P. ., & Jorge Salles, R. . (2024). Os Meandros da Teoria Queer e a Urgência de um Campo Escolar Hospitaleiro às Precisões Trans: Revisão Narrativa do Estado da Arte. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/16250

Edição

Seção

Revisões bibliográficas