Homens e masculinidades na comercialização de suplementos alimentares
Resumo
Suplementos alimentares são produtos nutricionais utilizados para fins estéticos, clínicos ou esportivos, apresentando diferentes contextos de comercialização. Questiona-se em que medida as empresas/marcas de suplementos alimentares constroem a venda dessas substâncias a partir de dispositivos e estratégias de marketing generificados. Teve-se por objetivo analisar as imagens de homens no processo de mercadorização em marcas brasileiras de suplementos alimentares. Foram coletadas 215 imagens dos sites de quatro marcas brasileiras de suplementos alimentares (Integral Médica, Probiotica, Max Titanium e Growth Supplements), posteriormente analisadas pela técnica de análise de imagens. Os resultados indicaram três perspectivas de imagens que denotam ou naturalizam o corpo masculino como “volumoso”, “viril”, “macho” e “ativo” a partir de expressões faciais de “raiva” ou de “enfrentamento”; poses e posições de dominância perante o produto ou a lente fotográfica em que se privilegia o homem em primeiro plano e; seminudez como artifício de sensualidade ou atração física ao associar os corpos “quase nus” como resultado do consumo de suplementos alimentares. Conclui-se que a compra de suplementos alimentares se atrela ao consumo de imaginários ou representações sobre modos peculiares de “ser masculino”, o que limita a diversidade ou a pulverização de outras maneiras de se apresentar como homem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.