Homens e masculinidades na comercialização de suplementos alimentares

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Resumo

Suplementos alimentares são produtos nutricionais utilizados para fins estéticos, clínicos ou esportivos, apresentando diferentes contextos de comercialização. Questiona-se em que medida as empresas/marcas de suplementos alimentares constroem a venda dessas substâncias a partir de dispositivos e estratégias de marketing generificados. Teve-se por objetivo analisar as imagens de homens no processo de mercadorização em marcas brasileiras de suplementos alimentares. Foram coletadas 215 imagens dos sites de quatro marcas brasileiras de suplementos alimentares (Integral Médica, Probiotica, Max Titanium e Growth Supplements), posteriormente analisadas pela técnica de análise de imagens. Os resultados indicaram três perspectivas de imagens que denotam ou naturalizam o corpo masculino como “volumoso”, “viril”, “macho” e “ativo” a partir de expressões faciais de “raiva” ou de “enfrentamento”; poses e posições de dominância perante o produto ou a lente fotográfica em que se privilegia o homem em primeiro plano e; seminudez como artifício de sensualidade ou atração física ao associar os corpos “quase nus” como resultado do consumo de suplementos alimentares. Conclui-se que a compra de suplementos alimentares se atrela ao consumo de imaginários ou representações sobre modos peculiares de “ser masculino”, o que limita a diversidade ou a pulverização de outras maneiras de se apresentar como homem.

Biografia do Autor

Alan Camargo Silva, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Doutor em Saúde Coletiva (IESC-UFRJ). Coordenador do GTT Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (GTTCC-CBCE)

Rafael Marques Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física (EEFD-UFRJ). Docente da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ).

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte (IEFD-UERJ). Docente da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ).

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Publicado

2024-03-20

Como Citar

Silva, A. C., Garcia, R. M., & Pereira, E. G. B. (2024). Homens e masculinidades na comercialização de suplementos alimentares. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15585