(Com ela) A noite é escura e cheia de terrores
Melisandre e a mulher/bruxa em As Crônicas de Gelo e Fogo e em Game of Thrones
DOI:
10.29327/2410051.6.21-11Resumo
Na pesquisa relatada neste artigo, advindo de uma investigação mais ampla, ainda em curso, nos voltamos à representação da mulher/bruxa Melisandre (As Crônicas de Gelo e Fogo e Game of Thrones) a fim de refletir sobre as possibilidades e impossibilidades em torno do feminino na saga/na cultura pop. Ancorados, especialmente, em referenciais teóricos e políticos relacionados aos estudos de gênero/feministas e à bruxaria, empreendemos uma análise crítica cultural que se vale, ainda, de um protocolo analítico que desenvolvemos. Chegamos, então, a três núcleos de sentido que, em linhas gerais, dizem das relações estabelecidas entre a mulher/a bruxa e o sexual, o maléfico e a dissimulação, permitindo que o corpo feminino de Melisandre, reinscrito em uma lógica de pecado, atualize o mal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.