(Com ela) A noite é escura e cheia de terrores

Melisandre e a mulher/bruxa em As Crônicas de Gelo e Fogo e em Game of Thrones

Autores

  • Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça felipeviero@gmail.com
    UFOP

DOI:

10.29327/2410051.6.21-11

Resumo

Na pesquisa relatada neste artigo, advindo de uma investigação mais ampla, ainda em curso, nos voltamos à representação da mulher/bruxa Melisandre (As Crônicas de Gelo e Fogo e Game of Thrones) a fim de refletir sobre as possibilidades e impossibilidades em torno do feminino na saga/na cultura pop. Ancorados, especialmente, em referenciais teóricos e políticos relacionados aos estudos de gênero/feministas e à bruxaria, empreendemos uma análise crítica cultural que se vale, ainda, de um protocolo analítico que desenvolvemos. Chegamos, então, a três núcleos de sentido que, em linhas gerais, dizem das relações estabelecidas entre a mulher/a bruxa e o sexual, o maléfico e a dissimulação, permitindo que o corpo feminino de Melisandre, reinscrito em uma lógica de pecado, atualize o mal.

Biografia do Autor

Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça, UFOP

É Professor Adjunto A (nível 1) do Departamento de Jornalismo (DEJOR) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCOM UFOP). É Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa CAPES. Realizou estágio doutoral no exterior, com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA/ISCTE-IUL), em Lisboa/Portugal É Mestre em Ciências da Comunicação também pela UNISINOS, com bolsa CNPq. Realizou estágio junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (3 meses). É jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com bolsa FNDE. Entre os anos de 2017 e 2019 realizou estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (Bolsa de Pós-Doutorado Júnior - PDJ/CNPq). Integra os grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência (UFMG) e o Ponto: afetos, gêneros, narrativas (UFOP). Possui experiência profissional/estágio em rádio e em televisão e, como docente, ministra disciplinas teóricas, metodológicas e laboratoriais na área da comunicação e do jornalismo. Em suas pesquisas, interessa-se pelas seguintes áreas/temáticas: Produção de sentidos nas Mídias e no Jornalismo; Análise do Discurso Midiático e Estudo de rotinas produtivas; Geração, Gêneros e Sexualidades; Teoria Queer e Estudos Comunicacionais; Cultura Pop.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Viero Kolinski Machado Mendonça, F. (2024). (Com ela) A noite é escura e cheia de terrores: Melisandre e a mulher/bruxa em As Crônicas de Gelo e Fogo e em Game of Thrones . Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(21), 245–274. https://doi.org/10.29327/2410051.6.21-11

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gêneros, Sexualidades e Cultura Pop