Currículo, cuidado com a Terra e responsabilidade planetária
DOI:
10.31560/2595-3206.2022.17.14737Resumo
Este texto é simultaneamente um comentário pessoal e político sobre aqueles que habitam a fronteira entre os mundos, como os que agora estão em guerra no agenciamento viral da Covid-19. Ao partir de uma pretensão mais ampla de deslocar as respostas curriculares de soluções instrumentais e técnicas para cultivar a capacidade de agir e pensar em tempos de incerteza, o argumento desenvolvido é que a necessidade de responder à crise do Covid-19 passa por reposicionar o currículo e a responsabilidade como cuidado da Terra. O deseja que anima este argumento é o de criar conversas e alianças cosmoecológicas entre diferentes práticas e formulações ontoepistemológicas para ampliar a ética do cuidado com outros-que-humanos. A questão central passa por defender uma reimaginação da relação entre currículo e subjetividade no meio de histórias interdependentes do planeta. Trata-se, sobretudo, de um exercício para desenvolver uma espécie de vacina a fim de evitar que a imaginação curricular seja capturada pelas coordenadas geométricas da economização da vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.