A representatividade negra lésbica nas mídias
outras feminilidades possíveis
DOI:

Resumo
O presente artigo problematiza a representatividade lésbica negra a partir da análise midiática do episódio Thanksgiving da série Master of None, exibida pela Netflix (2017), que conta a história de Denise uma mulher negra e lésbica desde a sua infância até a idade adulta. Denise recebe de sua mãe cobranças para que a mesma se enquadre na feminilidade padrão principalmente através de sua vestimenta. Utilizando como base metodológica os modos de endereçamento, que consiste em responder à pergunta: Quem esse filme pensa que eu sou? Como é realizada a definição de um público ao qual se destina ou não uma obra. Problematizo como os marcadores de gênero, sexualidade e raça se interseccionam, nas opressões vividas por mulheres negras lésbicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.