A terceira margem do rio: os direitos humanos das pessoas trans
DOI:
10.31560/2595-3206.2021.13.11451Resumo
O presente texto faz parte de uma investigação que busca pensar os direitos humanos das pessoas trans problematizando a transfobia em diferentes contextos sociais. Propõe a noção de direitos humanos pela perspectiva da interculturalidade ao mesmo tempo que situa a precarização da vida de travestis e transexuais pela transfobia. Numa perspectiva heterodoxa dialoga com teóricos díspares como Boaventura Souza Santos e Judith Butler, porém aponta a importância de trazer inteligibilidade para os rostos de travestis e transexuais, partindo do pressuposto de sua invisibilidade produzida por lógicas cisheteronormativas. São estes rostos que revelam uma alteridade exigente, uma terceira margem que não vemos, que não tocamos, que não conhecemos, por isso precisamos ouvir suas vozes, tocar suas existências para conhecer suas histórias. Talvez assim, nós poderemos colaborar na produção de reconhecimento dos direitos humanos das pessoas trans.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.