Transmasculinidades interseccionalizadas: reflexões teóricas a partir da prática da pesquisa com homens transgêneros
DOI:
10.31560/2595-3206.2021.13.11423Resumo
Apresentamos algumas reflexões teóricas feitas a partir da prática de pesquisa com homens transgêneros, buscando compreender como o uso de um viés interseccional sobre os dados produziram complexificação nos modos como distintas marcas identitárias se dobram sobre a experiência transmasculina. Como resultados os interlocutores que se identificaram como sujeitos não-brancos são mais propensos a violência transfóbicas; a localidade e a classe influem na dificuldade de acesso a serviços de saúde e as tecnologias sexualizantes e a ausência de relações afetivas e políticas com outros homens trans, e o marcador etário sugere uma relação mais tranquila sobre a fluidez de gênero e uma menor crença na ideia de gênero como essencial para os mais jovens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.