Interseccionalizando o direito à educação: quais corpos podem habitar o conhecimento?

Autores

  • Thomas Victor Barreto Cardoso tom.vicbarreto@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • Maria Izabella Souza de Lima m.izabella.souzalima@gmail.com
    UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.31560/2595-3206.2021.13.11405


Resumo

O presente artigo tem por finalidade refletir acerca do acesso à educação de corpos não normativos, sobretudo em espaços legitimados como detentores do conhecimento. Com relação a isso, usou-se o texto de Berenice Bento (2011), Michel Foucault (2014), bell hooks (2017). Utilizando a interseccionalidade como método de análise, para pensar o papel das instituições educacionais e como estas utilizam das diferenças para estabelecer uma relação de poder sobre corpos subordinados, mas precisamente utilizou-se as autoras  Patricia Hill Collins (2017), Carla Akotirene (2019), Audre Lorde (2019), e Maria Lugones (2020). O conhecimento aparece limitado a um grupo de sujeitos normativos, escondendo sua exclusão através de políticas universalistas. Além de expor a existência de outros locais que também são produtores de saber e merecem a devida atenção. De maneira a refletir sobre a importância das artes e as literaturas como formadoras de sensibilidade e senso crítico. Para isso, foi tomado como base as reflexões propostas por Conceição Evaristo (2005), Sueli Carneiro (2011), Daiana de Moura Bernardes Coelho & Viviane Melo de Mendonça (2020). Deste modo, ressaltamos a importância da interseccionalidade na pesquisa e educação como forma de entender as diferenças para lutar contra as desigualdades e exaltar as suas potencialidades.

Biografia do Autor

  • Thomas Victor Barreto Cardoso, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

    Licenciado em Ciências Biológicas e Mestrando do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudo da Condição Humana da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Pesquisador de gênero sexualidades.

  • Maria Izabella Souza de Lima, UNICAMP

    Maria Izabella Souza de Lima, Licenciada em Letras, UFF; Mestranda em Teoria e História Literária pela Unicamp; Educadora, ativista pelo Coletivo Mandala e pelo Coletivo Conexão Preta - Unicamp, embaixadora no Projeto TresP. Atuou como bolsista Residência Pedagógica pela Universidade Federal Fluminense, e como professora no projeto "Mais Educação" no CIEP 153 Cachoeiras de Macacu/RJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras e Literaturas.

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Publicado

08-01-2023

Edição

Seção

Dossiê "Interseccionalizando em educação: lutas sociais e direito à diferença"

Como Citar

Interseccionalizando o direito à educação: quais corpos podem habitar o conhecimento?. (2023). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 4(13), 231-248. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2021.13.11405