Atenção à saúde integral de lésbicas e homens transexuais na Colônia Penal Feminina de Buíque/PE: Um estudo de caso

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2020.11.11219

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar a ação do movimento social na construção de políticas públicas de difusão do acesso à saúde de minorias, em parceria com o governo do Estado de Pernambuco. A partir de ação coordenada pelo Comitê Interinstitucional Pró-Lésbicas e Mulheres Bissexuais de Pernambuco (CIPLMB-PE) – instituição criada pela Secretaria da Mulher do Estado em 2015 e constituída paritariamente por lésbicas e/ou mulheres bissexuais representantes da sociedade civil – foram realizadas, no primeiro trimestre do ano de 2019, atividades de conscientizações em três Colônias Penais do Estado de Pernambuco visando discutir o acesso a saúde integral de lésbicas e homens transexuais nos presídios femininos. Neste artigo, destino-me a apresentar e avaliar as atividades realizadas na Colônia Penal Feminina de Buíque, no agreste pernambucano. Apesar do acesso a saúde integral ser uma antiga pauta de reivindicação do movimento de lésbicas e mulheres bissexuais, a invisibilidade desse grupo na sociedade e em especial em penitenciárias acaba por gerar desconhecimentos no concernente das especificidades médicas que lésbicas e homens trans requerem. Em conclusão, consideramos que o movimento social teve papel fundamental na construção do acesso e na facilitação às informações debatidas durante a dinâmica proposta, atuando, portanto, em parceria com o poder público para a difusão e implementação de políticas públicas de asseguramento de direitos sexuais e reprodutivos.

Palavras-chave: lésbicas; homens transsexuais; movimento social; saúde integral.

Biografia do Autor

Fernanda de Carvalho Azevedo Mello, Doutoranda em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade Estácio do Recife (2011) e cursa Bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestra em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Doutoranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: lesbianidades, sexualidade, relações de gênero, festas e celebrações. Assistente Docência na área de Antropologia. Possui experiência profissional na área de Comércio Exterior (2010-2015).

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

de Carvalho Azevedo Mello, F. (2021). Atenção à saúde integral de lésbicas e homens transexuais na Colônia Penal Feminina de Buíque/PE: Um estudo de caso. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 3(11), 367–384. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2020.11.11219

Edição

Seção

Relatos de Experiências