Born to Ahazar: Entrevista com a artista visual Bia Leite

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2020.9.10726

Resumo

Bia Leite é a artista que nos cedeu a imagem da capa deste número da REBEH. Ela é Bacharel em Artes Plásticas na Universidade de Brasília. Concentra os estudos em pintura, gravura, desenho e cinema; a colagem é o que guia o processo criativo, abordando temas como a violência, o conflito, o cotidiano, o amor, questionamentos sobre gênero e sexualidade e a força da família tlgbqi+. A música aparece nos trabalhos como trilha de imagens metafóricas da ficção, as séries de pintura podem levar nomes de filme, álbum de música, blog, meme de reality show de drag queen do Ceará, são pensados links entre o texto das composições e as imagens apropriadas do mundo pop.

Biografia do Autor

Vinicios Kabral Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Professor Adjunto 2 na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Chefe do Departamento de História e Teoria da Arte BAH/EBA. Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro,ECO/UFRJ, na linha de pesquisa em Tecnologias da Comunicação e Estéticas. Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e graduado em Comunicação Social, nas habilitações de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da mesma instituição. Interesses em estudos sobre o corpo, gênero, sexualidade e suas relações com as artes visuais, cinema, fotografia e cultura visual contemporânea.

Diego Paleólogo Assunção, Estágio de pós-doutoramento no PPGCOM UERJ.

Estágio de pós-doutoramento no PPGCOM UERJ. Pós-doutor pela Escola de Comunicação da UFRJ sob supervisão de Denilson Lopes. Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ (2015) - linha de pesquisa: Tecnologias da Comunicação e Estéticas.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Ribeiro, V. K., & Assunção, D. P. (2020). Born to Ahazar: Entrevista com a artista visual Bia Leite. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 3(9), 355–359. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2020.9.10726

Edição

Seção

Entrevistas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)