Índice de qualidade para avaliação de linhas de transporte público: um estudo de caso em Cuiabá-MT

Autores

  • Frank Queiroz frankqueiroz16@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ricardo Snowareski ricardo.snowareskigomes@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sérgio Magalhães serjaomagalhaes@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.18607/ES201877110

Palavras-chave:

qualidade, transporte público, índice

Resumo

A qualidade do transporte público (TP) deve ser medida e mantida em níveis adequados a fim de fidelizar usuários ou aumentar a demanda do mesmo em detrimento do transporte privado individual. Este trabalho propõe um método de cálculo para o índice de qualidade de linhas de transporte público, este método baseia-se na atribuição de pesos a critérios que caracterizam o transporte público, como acesso ao ponto e limpeza dos veículos. O índice calculado pode servir como ferramenta à tomada de decisão no que tange a destinação de recursos ao aumento da satisfação de usuários do TP. No estudo de caso realizado, verificou-se que as linhas expressas têm maior índice de qualidade em detrimento das linhas comuns, tal resultado se deve a redução do tempo de espera e aumento da pontualidade proporcionado pelas linhas expressas. Além disso, descobriu-se que critérios como pontualidade, segurança e temperatura são de grande importância aos usuários.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Frank Queiroz, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor colaborador no curso de Engenharia de Transportes - UFMT

Ricardo Snowareski, Universidade Federal de Mato Grosso

Aluno do Curso de Engenharia de Transportes

Sérgio Magalhães, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor no departamento de Engenharia Civil - UFMT

Referências

ABENOZA, Roberto F.; CATS, Oded; SUSILO, Yusak O. Travel satisfaction with public transport: Determinants, user classes, regional disparities and their evolution. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 95, p. 64-84, 2017.

AGÊNCIA MUNICIPAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DE CUIABÁ – ARSEC. Pesquisa de opinião pública do transporte público coletivo de 2017. Disponível em: <http://www.arsec.cuiaba.mt.gov.br/conteudo/index/secao/62>. Acesso em: 28 jun. 2018.

BARBOSA, Samuel Borges et al. Multi-criteria analysis model to evaluate transport systems: An application in Florianópolis, Brazil. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 96, p. 1-13, 2017.

BARCELOS, Mariana et al. Inferindo a importância dos atributos do transporte coletivo a partir da satisfação dos usuários. Transportes, v. 25, n. 3, p. 36-48, 2017.

CHU, Ray. Stated-importance versus derived-importance customer satisfaction measurement. Journal of Services Marketing, v. 16, n. 4, p. 285-301, 2002.

COSTA, Priscila Bahia et al. Avaliação do sistema de transporte público, utilizando índice de mobilidade urbana. Revista dos Transportes Públicos, v. 39, p. 1, 2017.

DE OÑA, Juan et al. Index numbers for monitoring transit service quality. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 84, p. 18-30, 2016.

DE OÑA, Juan et al. Perceived service quality in bus transit service: a structural equation approach. Transport Policy, v. 29, p. 219-226, 2013.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO – DENATRAN. Frota de veículos, por tipo e com placa, segundo as Grandes Regiões e Unidades da Federação - ABR/2018. Disponível em: <https://www.denatran.gov.br/estatistica/635-frota-2018>. Acesso em: 14 jul. 2018.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO – DENATRAN. Frota de veículos, por tipo e com placa, segundo as Unidades da Federação - 2000. Disponível em: <https://www.denatran.gov.br/estatistica/237-frota-veiculos>. Acesso em: 31 jul. 2018.

EBOLI, Laura; MAZZULLA, Gabriella. A stated preference experiment for measuring service quality in public transport. Transportation Planning and Technology, v. 31, n. 5, p. 509-523, 2008.

EBOLI, Laura; MAZZULLA, Gabriella. A new customer satisfaction index for evaluating transit service quality. Journal of Public transportation, v. 12, n. 3, p. 2, 2009.

FEDERAÇÃO DA INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FIRJAN. Os custos da (i)mobilidade nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo. Nota técnica Nº 3, 2014.

FERRAZ, A.; TORRES, I. Transporte público urbano. São Carlos: Rima. 2004.

FREITAS, André Luís Policani. Assessing the quality of intercity road transportation of passengers: An exploratory study in Brazil. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 49, p. 379-392, 2013.

HUSSAIN, Blawal; ZEFREH, Mohammad Maghrour; TOROK, Adam. Designing The Appropriate Data Collection Method For Public Transport Passenger Satisfaction Analysis. International Journal for Traffic & Transport Engineering, v. 8, n. 2, 2018.

INSTITITO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Panorama das cidades brasileiras. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt/cuiaba/panorama>. Acesso em: 25 jul. 2018.

MKPOJIOGU, Emmanuel OC; HASHIM, Nor Laily. Understanding the relationship between Kano model’s customer satisfaction scores and self-stated requirements importance. Springerplus, v. 5, n. 1, p. 197, 2016.

MORTON, Craig; CAULFIELD, Brian; ANABLE, Jillian. Customer perceptions of quality of service in public transport: Evidence for bus transit in Scotland. Case Studies on Transport Policy, v. 4, n. 3, p. 199-207, 2016.

MOUWEN, Arnoud. Drivers of customer satisfaction with public transport services. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 78, p. 1-20, 2015.

PAULLEY, Neil et al. The demand for public transport: The effects of fares, quality of service, income and car ownership. Transport Policy, v. 13, n. 4, p. 295-306, 2006.

REDMAN, Lauren et al. Quality attributes of public transport that attract car users: A research review. Transport Policy, v. 25, p. 119-127, 2013.

Tomtom. Tomtom Traffic Index – Measuring Congestion Worldwide. Disponível em: <https://www.tomtom.com/en_gb/trafficindex>. Acesso em: 14 jul. 2018.

TONTINI, Gérson; SILVEIRA, Amélia. Identification of satisfaction attributes using competitive analysis of the improvement gap. International Journal of Operations & Production Management, v. 27, n. 5, p. 482-500, 2007.

VANHANEN, Kerkko; KURRI, Jari. Quality factors in public transport. Report of the Transport Research Programme JOTU, 2007.

VERBICH, David; EL-GENEIDY, Ahmed. The pursuit of satisfaction: Variation in satisfaction with bus transit service among riders with encumbrances and riders with disabilities using a large-scale survey from London, UK. Transport Policy, v. 47, p. 64-71, 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Queiroz, F., Snowareski, R., & Magalhães, S. (2018). Índice de qualidade para avaliação de linhas de transporte público: um estudo de caso em Cuiabá-MT. E&Amp;S Engineering and Science, 7(4), 24–38. https://doi.org/10.18607/ES201877110