Uma Contribuição à Recuperação Emergencial de Pavimentos Flexíveis. Estudo de Caso: BR-163 na Travessia Urbana de Jaciara/MT

Autores

  • Andressa Mokan Barella engciencia@gmail.com
    Departamento de Eng. Civil, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Luiz Miguel de Miranda mmiranda@ufmt.br
    Departamento de Eng. Civil, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia Universidade Federal de Mato Grosso.

DOI:

10.18607/ES201543170

Resumo

O trabalho trata da descrição de um método de aplicação das medidas necessárias para prover projetos de recuperação emergencial de pavimentos, tendo como estudo de caso a BR-163, no trecho da travessia urbana da cidade de Jaciara/MT. O método inclui o levantamento visual contínuo, estudos e contagens de tráfego, avaliação das condições do revestimento da pista de rolamento e dos acostamentos, avaliação expedita do pavimento, com base nos índices Somatório de Defeitos Ponderados (SDP), Índice de Degradação do Pavimento (IDP), Nota de Desempenho do Pavimento (NDP) e Índice de Gravidade Emergencial Expedido (IGEE). Após o tratamento dos resultados, verificou-se que em um subtrecho não há a necessidade de intervenções, devido a um recapeamento executado poucos dias antes do levantamento.

 

Em dois segmentos indica-se fresagem do pavimento e recapeamento com concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ), e nos segmentos mais degradados o mesmo procedimento complementado com camada de bloqueio antirreflexão de trincas de tratamento superficial duplo.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

BERNUCCI, Liedi B.; MOTTA, Laura M. G.; CERATTI, Jorge A. P.; SOARES, Jorge B. (2010). Pavimentação Asfáltica - Formação Básica para Engenheiros. Petrobras/ABEDA. Rio de Janeiro.

BONFIM, Valmir (2011). Fresagem de pavimentos asfálticos. Exceção editorial. São Paulo.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM – DNER (1997). DNER-ES 321/1997: Pavimentação – recuperação de defeitos em pavimentos flexíveis – Especificação de serviço. DNER. Rio de Janeiro.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT (2003a). DNIT 005/2003-TER: Defeitos nos pavimentos flexíveis e semi-rígidos - Terminologia. DNIT. Rio de Janeiro.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES DNIT (2003b). DNIT 006/2003-PRO: Avaliação objetiva da superfície de pavimentos flexíveis e semi-rígidos - Procedimento. DNIT. Rio de Janeiro.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT (2003c). DNIT 008/2003-PRO: Levantamento visual contínuo para avaliação da superfície de pavimentos flexíveis e semi-rígidos -Procedimento. DNIT. Rio de Janeiro.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT (2006). Manual de Pavimentação. DNIT. Rio de Janeiro.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT (2010b). DNIT 139/2010-ES: Pavimentação – Sub-base estabilizada granulometricamente - Especificação de serviço. DNIT. Rio de Janeiro.

DOMINGUES, Felippe A. A. (1993). MID - Manual para identificação de defeitos de revestimentos asfálticos de pavimentos. F.A.A. Domingues. São Paulo.

SOUZA, Murillo L. de (1980). Pavimentação Rodoviária. Livros técnicos e científicos, 2ª edição. Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2015-10-15

Como Citar

Barella, A. M., & Miranda, L. M. de. (2015). Uma Contribuição à Recuperação Emergencial de Pavimentos Flexíveis. Estudo de Caso: BR-163 na Travessia Urbana de Jaciara/MT. E&Amp;S Engineering and Science, 4(2), 23–37. https://doi.org/10.18607/ES201543170