A Manutenção Predial nas Edificações Públicas, um Estudo sobre a Legislação

Autores

  • Paschoal Gavazza de Araujo Neto paschoalgavazza@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso – Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia Mestrando em Engenharia de Edificações e Ambiental

DOI:

10.18607/ES201532557

Resumo

A manutenção predial compreende todas as ações que se realizam nos elementos construtivos, equipamentos e instalações que formam o conjunto de sistemas que proporcionarão segurança, habitabilidade e eficiência a uma edificação proveniente de um projeto em que a execução e os materiais empregados terão maior vida útil decorrente da maneira de utilização. As falhas de projeto significam que a falta de detalhamento, omissões e equívocos podem levar a escolhas erradas de material a ser empregado ou a técnicas construtivas que induzam ao erro de procedimento. A pesquisa tem o propósito de apontar os critérios para manutenção preventiva e preditiva e levantar ferramentas que mostrem que as falhas na execução são serviços em que o controle de qualidade não obteve rigor com omissões de especificações de projeto e o não cumprimento de normas estabelecidas. Falhas decorrentes de utilização são aquelas em que elementos construtivos que foram usados de forma errada a ponto de comprometer o desempenho ao longo do tempo. A relevância da pesquisa é a procura da metodologia que atinja um procedimento onde a manutenção corretiva será transformada pelos gestores de manutenção no objetivo da administração superior, com o intuito de que a manutenção preditiva atue na redução dos custos, no aumento do conforto térmico, lumínico e ambiental para os usuários e resulte na diminuição dos desgastes naturais e nas deteriorações prematuras.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

ANTONIOLI, P. E. Planejamento de manutenção. São Paulo: Pini. 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575 (jul.2013) - Desempenho de edificações habitacionais. Rio de Janeiro. 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5674 (ago.2012) – Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. Rio de Janeiro. 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050 (ago.2012) – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro. 2012.

PUJADAS, F. Z. A. Inspeção Predial: A saúde dos edifícios. São Paulo. 2011.

XAVIER, J.N. Manutenção Classe Mundial. 1998. Disponível em: < http://www.tecem.com.br/downloads/manutencao.pdf> Acesso em: 23 de novembro de 2013.

CARVALHO, Luiz Freire de. Manutenção preditiva em busca da metodologia. In: Pini, Mario Sergio et al. Manutenção Predial. São Paulo: 2011. P. 26-28.

SAES, Francisco. Comissionamento de edificações. In: Pini, Mario Sergio et al. Manutenção Predial. São Paulo: 2011. P. 29-33.

GOMIDE, Tito Lívio Ferreira. Manutenção predial e avaliação imobiliária. In: Pini, Mario Sergio et al. Manutenção Predial. São Paulo: 2011. P. 29-33.

SIQUEIRA, Ailton Pessoa at al. Inspeção predial. 3. ed. São Paulo: Liv. e Ed. Universitária de Direito. 2012.

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO – SEAP.Manual de Obras Públicas – Edificações Práticas da SEAP. Disponível em : < http://www.comprasgovernamentais.gov.br/arquivos/manuais/manual_manutencao.pdf > . Acesso em 06 jun. 2015.

Downloads

Publicado

2015-06-17

Como Citar

Neto, P. G. de A. (2015). A Manutenção Predial nas Edificações Públicas, um Estudo sobre a Legislação. E&Amp;S Engineering and Science, 3(1), 85–93. https://doi.org/10.18607/ES201532557