Simulação numérica da condução e convecção em transformadores imersos em ar e óleo via OpemFOAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18607/ES20251420744


Palavras-chave:

Transfereˆncia de Calor Conjugada. , Confiabilidade de Equipamentos Ele´tricos, Gerenciamento térmico

Resumo

O artigo aborda a crescente demanda global por energia elétrica, impulsionada pelo avanço de tecnologias, que exigem infraestruturas energéticas robustas. A pesquisa foca na análise térmica desse equipamento, essencial para garantir eficiência e segurança. Transformadores, compostos por núcleos de aço-silício e bobinas de cobre, utilizam sistemas de arrefecimento para dissipar o calor gerado pelo efeito Joule. O estudo utiliza simulações computacionais com o potência com arrefecimento a ar e a óleo utilizando o solver chtMultiRegionFoam, do software OpenFOAM (versão 12) juntamente com tutorial heatedDuct, aplicando o Método dos Volumes Finitos para investigar a eficiência térmica de transformadores resfriados a ar (ANAN) e a óleo (ONAN). As simulações consideram a geometria, as propriedades do ar e do óleo mineral, e o modelo de turbulência k-ε. Os resultados mostraram que o transformador resfriado a ar apresenta uma dissipação de calor mais lenta, enquanto o resfriado a óleo proporciona uma troca de calor mais eficiente, com temperaturas mais uniformes, embora com maior retenção de calor em algumas regiões. O estudo conclui que a escolha do fluido de arrefecimento impacta diretamente o comportamento térmico, sendo essencial para otimizar o desempenho e a confiabilidade dos sistemas elétricos.

Biografia do Autor

  • Joyce Tamires de Souza Viana, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduanda em engenharia química pela Universidade Federal de Mato Grosso

  • Daniela de Oliveira Maionchi, Universidade Federal de Mato Grosso

    Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceara (2008), com pos-doutorado no Laboratório de Combustão e Propulsão (LCP) do (INPE) e no Departamento de Engenharia Química da UFRJ. Tem experiência na área de Física, com ênfase em sistemas dinamicos, fluidodinâmica, sistemas granulares e combustão. Atualmente é professora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e faz parte do Programa de Pós Graduação de Física Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: escoamento multifásico, machine learning, redes neurais e sensoriamento remoto.

  • Raul Vitor Arantes Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso

    Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), mestrado em Engenharia de Edificações e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Atualmente é Adjunto - III da Universidade Federal de Mato Grosso e, orientador de Mestrado acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Smart Grid, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle preditivo baseado em modelo, qualidade da energia elétrica, inteligência computacional e eficiência energética

  • André Luiz Amorim da Fonseca, Instituto Federal de Mato Grosso

    Possui graduação (B.Sc.) em Engenharia Elétrica (2010) e mestrado (M.Sc.) em Engenharia de Edificações e Ambiental (2012) pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental (PPGEEA) sendo aprovado em primeiro lugar no exame de admissão do mestrado, tendo concluído ambas pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialização / Master in Business Administration (MBA) em Gerenciamento de Projetos pelo IMP / FAUC (2014) e Doutorado (Ph.D) em Engenharia Urbana (PPGEU) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2022) com tese indicada pelo programa ao prêmio CAPES de teses de doutorado do ano de 2022, trabalhando na linha de Urbanismo, área temática de Cidades Inteligentes, mais especificamente em Cidades, Redes Elétricas e Edificações Inteligentes, Gerenciamento pelo Lado da Demanda e Conforto Térmico. Professor de carreira EBTT, classe DIV, nível 3 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, sendo aprovado em primeiro lugar no ano de 2012 (Edital N 022/2012 - IFMT) . Possui experiência nas áreas das Engenharias Elétrica, de Edificações, Ambiental e Urbana atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência energética e sustentabilidade nas edificações e nas cidades, redes elétricas inteligentes, proteção de sistemas de energia elétrica, qualidade da energia elétrica e educação profissional e tecnológica. Atualmente orientador efetivo de Mestrado Profissional Stricto Sensu no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (em rede pelo IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo), Comissão Acadêmica Local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso no Campus Cuiabá- Cel. Octayde Jorge da Silva (IFMT-CBA-COJS) e também orientador de Especialização Latu Sensu do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano - PPGDUrb ofertado pelo IFMT Campus Várzea Grande (IFMT-VGD).

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

de Souza Viana, J. T., de Oliveira Maionchi, D. ., Arantes Monteiro, R. V., & Fonseca, A. L. A. da. (2025). Simulação numérica da condução e convecção em transformadores imersos em ar e óleo via OpemFOAM. E&S Engineering and Science, 14(3), 1-7. https://doi.org/10.18607/ES20251420744