Uso de doc2vec e técnicas de clusterização em estudos de impacto ambiental de pequenas centrais hidrelétricas em mato grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18607/ES20251418843


Palavras-chave:

Sustentabilidade, Gestão ambiental, Impactos ecológicos, Mineração de texto

Resumo

Este estudo analisa os impactos ambientais das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em Mato Grosso, aplicando técnicas de mineração e clusterização de textos para examinar Estudos de Impacto Ambiental (EIAs) dessas usinas. Com a expansão das PCHs como alternativas de menor impacto, há uma demanda crescente por avaliações específicas de seus efeitos em fauna, flora, solo e recursos hídricos. Utilizando o Doc2Vec para gerar vetores semânticos dos textos, os documentos foram agrupados em três clusters que refletem abordagens distintas: o Cluster 1 foca em impactos ambientais amplos e medidas de mitigação; o Cluster 2 enfatiza o monitoramento da qualidade da água e controle de erosão; e o Cluster 3 prioriza respostas rápidas para impactos no solo e na socioeconomia. Essa análise revela como os EIAs abordam os desafios ambientais das PCHs, evidenciando a importância de políticas públicas e estratégias de mitigação adaptadas a cada contexto ecológico, e oferecendo subsídios para um planejamento ambiental mais efetivo e sustentável em Mato Grosso.

Biografia do Autor

  • Lucas Michelotti Baldini, Faculdade Católica de Cuiabá

    Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013 e 2018), mestre em recursos hídricos pelo programa de pós graduação em recursos hidricos do departamento de engenharia sanitária e ambiental-UFMT.

  • Anderson Castro Soares de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2002), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2007) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2010). Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Modelos Analíticos e de Simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica de populações, estatística experimental, estatística em saúde, estatística espacial, mineração de dados e mineração de texto.

  • Lia Hanna Martins Morita, Universidade Federal de Mato Grosso

    Possui gradução em Matemática na UFSCar (2002), Mestrado em Estatística na UFSCar (2005) e doutorado em Estatística na UFSCar/USP Atualmente é professora adjunta na UFMT. Suas principais áreas de atuação: Probabilidade e Estatística, Modelos de Regressão, Análise de Sobrevivência e Confiabilidade e Inferência Bayesiana.

  • Ibraim Fantin da Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduado em Ciências Biológicas e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), possui Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS). Possui formação complementar nas áreas de Monitoramento Hidrológico, Gestão Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos.Atuou como Editor Associado da Revista Brasileira de Recursos Hídricos (2020-2024) e como revisor ad hoc para agências de fomento, incluindo CNPq, INPP, FAPEMAT, FAPESP, FUNDECT, entre outras. Atualmente, é Professor na Universidade Federal de Mato Grosso, lotado no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos de 2019 a 2024 e retomou o cargo em 2025. Desde 2018, é membro titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e, desde 2023, preside o Comitê de Bacia Hidrográfica do Sepotuba. Orienta no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, com pesquisas voltadas para Hidrossedimentologia, Qualidade das Águas e Gestão de Recursos Hídricos. Além disso, atua como divulgador científico em temas relacionados a recursos hídricos e ao Pantanal.

Downloads

Publicado

2025-05-04

Como Citar

Michelotti Baldini, L. ., Castro Soares de Oliveira, A., Hanna Martins Morita, L., & Fantin da Cruz, I. (2025). Uso de doc2vec e técnicas de clusterização em estudos de impacto ambiental de pequenas centrais hidrelétricas em mato grosso. E&S Engineering and Science, 14(1), 35-54. https://doi.org/10.18607/ES20251418843