Uso de doc2vec e técnicas de clusterização em estudos de impacto ambiental de pequenas centrais hidrelétricas em mato grosso
DOI:
https://doi.org/10.18607/ES20251418843Palavras-chave:
Sustentabilidade, Gestão ambiental, Impactos ecológicos, Mineração de textoResumo
Este estudo analisa os impactos ambientais das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em Mato Grosso, aplicando técnicas de mineração e clusterização de textos para examinar Estudos de Impacto Ambiental (EIAs) dessas usinas. Com a expansão das PCHs como alternativas de menor impacto, há uma demanda crescente por avaliações específicas de seus efeitos em fauna, flora, solo e recursos hídricos. Utilizando o Doc2Vec para gerar vetores semânticos dos textos, os documentos foram agrupados em três clusters que refletem abordagens distintas: o Cluster 1 foca em impactos ambientais amplos e medidas de mitigação; o Cluster 2 enfatiza o monitoramento da qualidade da água e controle de erosão; e o Cluster 3 prioriza respostas rápidas para impactos no solo e na socioeconomia. Essa análise revela como os EIAs abordam os desafios ambientais das PCHs, evidenciando a importância de políticas públicas e estratégias de mitigação adaptadas a cada contexto ecológico, e oferecendo subsídios para um planejamento ambiental mais efetivo e sustentável em Mato Grosso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas Michelotti Baldini, Anderson Castro Soares de Oliveira, Lia Hanna Martins Morita, Ibraim Fantin da Cruz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os direitos autorais devem ser cedidos a Universidade Federal de Mato Grosso.








