Conforto térmico e ambiente urbano: avaliação preliminar no Conjunto Paulo VI, Belo Horizonte, MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18607/ES20241318447


Palavras-chave:

Conforto térmico urbano. PET. Áreas urbanas informais. Programa Rayman PRO.

Resumo

Áreas urbanas informais e densamente construídas na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil tendem a ficar mais quentes do que a cidade formal e podem apresentar condições de desconforto térmico durante todo o ano. Considerando a escassez de estudos nestas áreas, apresenta-se o caso do Conjunto Paulo VI, localizado em Belo Horizonte, com o objetivo de avaliar as condições de conforto térmico no horário mais quente de um dia de inverno. Dados microclimáticos foram levantados em 25 pontos da área e inseridos no programa Rayman PRO, que foi configurado com as características do entorno de cada ponto e da população aclimatada, para cálculo do índice de conforto térmico Temperatura Equivalente Fisiológica (PET).  Os resultados mostram que as condições de desconforto térmico nesta área estão relacionadas sobretudo à incidência solar nos recintos urbanos, sendo que as características construtivas da área acabam provocando altas temperaturas de superfície e radiante média. Considerando que a temperatura radiante média é uma variável microclimática que muito influencia o cálculo do PET, em dias ensolarados e de baixas velocidade do vento, medidas que possibilitem sua redução podem auxiliar na concepção de ambientes com condições térmicas mais favoráveis, diminuindo o desconforto térmico na área de estudo. Isto sugere que o sombreamento das áreas públicas pode ser a principal estratégia local para aumentar a resiliência do ambiente urbano à tendência de aquecimento e ao desconforto térmico.

Biografia do Autor

  • Eleonora Sad de Assis, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo. Professora Associada na Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte - MG, Brasil).

  • Simone Queiroz da Silveira Hirashima, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo. Professora no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Belo Horizonte - MG, Brasil).

Downloads

Publicado

2024-12-14

Edição

Seção

II Simpósio Brasileiro de Biometeorologia Humana

Como Citar

Conforto térmico e ambiente urbano: avaliação preliminar no Conjunto Paulo VI, Belo Horizonte, MG. (2024). E&S Engineering and Science, 13(4), 1-16. https://doi.org/10.18607/ES20241318447