Informações Climáticas e poluição sonora para planejamento urbano de cidades médias na região metropolitana de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18607/ES20241318426


Palavras-chave:

Mapa de risco ambiental urbano; Conforto térmico humano urbano: ruído urbano.

Resumo

Este estudo apresenta uma metodologia para desenvolvimento de mapas de risco ambiental urbano de forma simplificada de forma a mitigar os efeitos das ilhas de calor e poluição sonora. Este estudo foi realizado na cidade de Suzano, Região Metropolitana de São Paulo. Métodos: a) Levantamento da informação geoespacial urbana (topografia, uso do solo, áreas verdes, altura dos edifícios, ocupação do lote e permeabilidade do solo); b) Coleta de dados ambientais (temperatura do ar, umidade, ruído urbano) por medidas móveis e estáticas); desenvolvimento de mapas de calor e ruído urbano utilizando o software EnviMet e NoiseTools; d) análise integrada dos mapas para desenvolvimento de mapa de risco urbano e diretrizes urbanas. Resultados mostram que a área central é cerca de 3o C mais quente que as outras. Nas áreas próximas ao parque, a umidade relativa é cerca de 5% a mais do que as outras áreas. A média do nível de pressão sonora no centro é 67dB e esse valor está acima do limite recomendado pela norma NBR10151 (ABNT, 2020). O Mapa de risco ambiental identificou áreas que poderiam ter mais jardins de chuva e árvores para trazer mais conforto térmico. Para mitigar o ruído urbano, foi sugerido que fosse reduzida a velocidade dos carros nas ruas, assim como encorajar a população a utilizar o transporte ativo nas áreas centrais, com a expansão das ciclovias, e criação de áreas para pedestres. Os mapas desenvolvidos servem como assistente para autoridade no desenvolvimento da legislação que pode promover qualidade ambiental urbana.

Biografia do Autor

  • Loyde Vieira de Abreu-Harbich, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004), Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela EECA-UFG (2005), Especialização em Gestão Empresarial na PUC-Campinas (2006), mestrado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP (2008), doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidades pela FEC-UNICAMP (2012), tendo realizado um período de doutorado sanduíche no Instituto de Meteorologia da Universidade Freiburg (Meteorologisches Institüt, Universität Freiburg, Alemanha (2011). Pós-Doutoramento: Meteorologisches Institüt, Universität Freiburg, Alemanha (2013), FEC-ATC-UNICAMP (2014-2015), na EECA-GECON-UFG (2016-2017). Atualmente, é professora na FAU-MACKENZIE, ministrando disciplinas na área de conforto ambienta (térmico, acústico e lumínico) e desenvolvendo pesquisas na área de sustentabilidade, conforto ambiental e eficiencia energética. Coordenadora do grupo de pesquisa "Conforto Ambiental, Eficiencia Energérica e Sustentabilidade no Edifício e na Cidade". Desenvolve pesquisas em metodologia de projetos, segurança no trabalho, sustentabilidade, conforto acústico, lumínico e térmico, eficiência energética, clima urbano, desenho urbano, planejamento urbano, silvicultura urbana e paisagismo.Organizou o XVII ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO e XIII ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO em 2023. Membra da Associação Nacional do Ambiente Construído (ANTAC) e Internacional Biomoteorology Society (IBS). Participa da rede de pesquisa CIAM CLIMA e KLIMAPOLIS (Pesquisa de Colaboração Internacional com Alemanha e Brasil).

  • Eliene Corrêa Rodrigues Coelho, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Arquiteta e Urbanista formada em (2003) pela Universidade Braz Cubas e Doutora em Ciências ((2013) pela Universidade de São Paulo, Departamento de Geografia. Foi Assessora da Secretaria de Economia e Planejamento de Guarulhos entre os anos 2001 a 2003, onde participou da formulação do Plano Diretor de Guarulhos, e iniciou seus estudos em geoprocessamento e análise territorial. Entre 2003 e 2004, como colaboradora do Instituto Pólis, participou da elaboração da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOPS) do município de Jacareí, SP, intensificando seus conhecimentos em sistemas de informação geográficos e cadastros municipais multifinalitários. É professora assistente no Instituto Presbiteriano Mackenzie desde janeiro de 2016 ministrando as disciplinas de Topografia, Geoprocessamento e Urbanismo e responsável pelo Laboratório de Geotecnologias Aplicadas à Arquitetura e Urbanismo (LABGAU) e do Centro Educacional Brazcubas.

  • Sasquia Hizuru Obata, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado, graduação em nível Superior de Formação de Professores de Disciplinas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e pós-doutorado em Engenharia de Produção na área de concentração de Sustentabilidade em Sistemas de Produção - LAPROMA/UNIP. Atualmente é professora da Fundação Armando Álvares Penteado- FAAP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie- FAU . Autora da adaptação do Livro Construção Verde: princípios e prática na construção residencial- editora CENGAGE. Atua academicamente na área de Engenharia Civil e Arquitetura, com ênfase em Estruturas de Concreto, Materiais e Tecnologias Construtivas e Sustentabilidades. Coordenou o curso de Lato-Sensu em Construções Sustentáveis. Desenvolve e coordena projetos em sustentabilidades das construções, já realizados pela RTKS e como coordenadora de projetos de gestão aberta para inovação do Inova Paula Souza. Participou como docente nos cursos de pós-graduação lato-sensu de Perícias e Avaliações de Engenharia, Negócios Imobiliários e Construções Sustentáveis da FAAP. Professora convidada e ministrante da disciplina Avaliações e Certificação para Construções Sustentáveis no curso de pós-graduação lato-sensu em Arquitetura, Cidade e Sustentabilidade no Centro Universitário Belas Artes. Atua ativamente na promoção do tema e difusão dos conceitos sobre construções sustentáveis através de palestras, entrevistas e treinamentos. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Pós Graduação Pesquisa e Extensão da Faculdade de Engenharia da FAAP, como coordenadora do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da FAAP e também criou e coordenou o curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Projetos e do curso de Extensão em Gestão de Projetos na FAAP. Esteve à frente da coordenação dos Projetos Especiais e Modernização dos Laboratórios da Faculdade de Engenharia da FAAP. Atuo como docente na Fatec Tatuapé - Victor Civita.

  • Pérola Felipette Brocaneli, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1993), especialização em didática do ensino superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e mestrado também pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), sendo o doutorado na área de paisagem e ambiente cursado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professora PPI - 40 da Universidade Presbiteriana Mackenzie, líder do grupo de pesquisa A Paisagem da Cidade Sustentável: arquitetura, ambiente e tecnologia e Coordenadora de Atividades Complementares e Extensão da FAU-Mackenzie. Desde 2021 é professora convidada na Universidad Científica del Sur, Lima - Peru. Em 2022 passou a integrar o Comitê MackSTLR da Universidade Presbiteriana Mackenzie como líder da competência chave sustentabilidade e bem estar coletivo.

  • Barbara Elisa Carvalho de Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (conclusão em Junho de 2026). Estagiária na Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura de Suzano, com experiência no setor de projetos, e atualmente na área de gestão de dados georreferenciados. Além das áreas de georreferenciamento e projeto arquitetônico, possui interesse em conforto ambiental e suas estratégias na arquitetura

  • Andrea Matzarakis, Albert-Ludwigs-Universitat Freiburg

    Andreas Matzarakis nasceu em 1960 em Pentalofos, província de Evros, Grécia. Ele estudou meteorologia na Ludwigs-Maximilians-Universität (LMU) Munique. Concluiu sua dissertação sobre o bioclima da Grécia em 1995 na Universidade Aristoteles em Thessaloniki. Entre 1995 e 2001 foi assistente de pesquisa no Instituto Meteorológico da Universidade de Freiburg. Ele escreveu sua habilitação sobre o 'componente térmico do clima urbano'. Entre outubro de 2001 e julho de 2015 foi pesquisador associado sênior na Universidade de Freiburg, onde foi nomeado professor adjunto em outubro de 2006. De agosto de 2015 a março de 2024 foi chefe do Centro de Pesquisa em Biometeorologia Humana do Serviço Meteorológico Alemão. Entre 1996 e 2014 presidiu a comissão para o clima, turismo e recreação da Sociedade Internacional de Biometeorologia e foi vice-presidente da Sociedade Internacional de Biometeorologia entre 2006 e 2009. Desde 2016 é presidente da Sociedade Alemã para o Avanço da pesquisa médico-meteorológica.

Downloads

Publicado

2024-12-14

Edição

Seção

II Simpósio Brasileiro de Biometeorologia Humana

Como Citar

Informações Climáticas e poluição sonora para planejamento urbano de cidades médias na região metropolitana de São Paulo. (2024). E&S Engineering and Science, 13(4), 1-17. https://doi.org/10.18607/ES20241318426