Análise do conforto térmico para os meses de abril e outubro da Vila de Alter do Chão, Santarém/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18607/ES20241318404


Palavras-chave:

Amazônia, Biometeorologia. , Desconforto térmico

Resumo

O conforto térmico é uma condição psicológica que expressa satisfação com o ambiente onde o indivíduo está inserido, ou seja, é o parâmetro que avalia o quão agradável ou desagradável é este local. A presente pesquisa tem a finalidade de adquirir informações a respeito das condições térmicas da Vila de Alter do Chão localizada no município de Santarém-PA, a qual foi eleita como a detentora da praia de água doce mais bonita do mundo, em 2009 pelo jornal britânico The Guardian e de acordo com o Jornal “O Estado de São Paulo” e, está entre os dez melhores destinos turísticos internacionais visitados no Brasil. Diante do exposto, o estudo tem como objetivo analisar o índice de conforto térmico para os meses de abril (período mais chuvoso) e outubro (período menos chuvoso) de 2023. Os dados foram obtidos de um ponto de coleta do Projeto Rede Piloto de Inovação no Monitoramento da Qualidade do Ar: Cuidadores do Ar, instalado na Vila de Alter do Chão. O kit de monitoramento inclui o sensor de baixo custo AM2302, que mede a temperatura do ar (°C) e a umidade relativa do ar (%), com intervalos de medições de quatro em quatro segundos. Utilizou-se a estatística descritiva e o Índice de Temperatura e Umidade (ITU), com o auxílio do software livre R. Os resultados indicaram a ocorrência de extremo desconforto térmico em ambos os meses avaliados. Abril apresentou as médias de temperatura do ar, umidade relativa e ITU de 30,56°C, 75,78% e 29,75 respectivamente. Em outubro as médias ainda foram superiores (34,65°C, 56,85% e 31,61) devido ao mês pertencer ao período menos chuvoso da região. Os valores máximos ocorridos em outubro chamaram atenção devido a temperatura ultrapassar no dia 28 os 41°C. Ressalta-se que o extremo desconforto é prejudicial à saúde humana, além de impactar a economia local, e, devido a ocorrência das mudanças climáticas, a tendência é que o quadro de desconforto se agrave.

Biografia do Autor

  • Edson Agnaldo Martins, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

    Graduando do curso de Bacharelado em Ciências Atmosféricas pela Universidade Federal do Oeste do Pará

  • Ana Carla Gomes, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

    Atualmente é professora no Curso Ciências Atmosféricas e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Coordena o grupo de pesquisa Ciências Atmosféricas na Amazônia (GP.CAA).

  • Elias Leitão, Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará Francisco Coimbra Lobato. EETEPA- Santarém

    atuante como professor/coordenador do Curso Técnico em Informática na Escola de Ensino Técnico do Pará no município de Santarém (EETEPA - Santarém).

  • Domingas Almeida, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

    Bacharela em Ciência e Tecnologia e mestranda em Recursos Naturais da Amazônia na Universidade Federal do Oeste do Pará.

  • Adriane Raiol, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

    Graduanda em Ciências Atmosféricas pela Universidade Federal do Oeste do Para.

  • Sarah Suely Batalha, Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará Francisco Coimbra Lobato. EETEPA- Santarém

    Atualmente é professora de Química Nivel I Classe A da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará Francisco Coimbra Lobato (EETEPA FCL), em Santarém-PA.

  • Glauce da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

    Professora Efetiva, Dedicação Exclusiva, da Ufopa, atuando no ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Administração, Gestão Ambiental e Engenharia Sanitária e Ambiental.

  • Tiago Mandú, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

    Doutorando em Meteorologia no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Downloads

Publicado

2024-12-14

Edição

Seção

III Simpósio Brasileiro de Biometeorologia Humana

Como Citar

Martins, E. A., Gomes, A. C. ., Leitão, E. ., Almeida, D. ., Raiol, A., Batalha, S. S., Silva, G. da, & Mandú, T. . (2024). Análise do conforto térmico para os meses de abril e outubro da Vila de Alter do Chão, Santarém/PA. E&S Engineering and Science, 13(4), 1-11. https://doi.org/10.18607/ES20241318404

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)