Modelo quadrilogístico aplicado aos óbitos por covid-19 no Brasil, Minas Gerais e em duas de suas cidades
DOI:

Palavras-chave:
Modelagem matemática, Gradiente reduzido generalizado, Análise epidemiológica, Previsão de mortalidade, Ajuste de dados, PandemiaResumo
O comportamento dos casos de óbitos acumulados na pandemia de covid-19 sugere várias fases de crescimento, que se iniciam mais lentamente, passam por uma elevada taxa de crescimento e finalizam com tendência de estabilidade. Por isso, o objetivo principal deste trabalho é modelar e analisar a qualidade do ajuste desses dados pelo modelo de crescimento quadrilogístico, considerando quatro ondas de crescimento no número de óbitos. A análise foi feita para todo o Brasil, para o estado de Minas Gerais e para as cidades de Divinópolis e Formiga, no Centro-Oeste de Minas. As estimativas iniciais para os parâmetros foram feitas com base nos dados oficiais, e otimizados pelo método do Gradiente Reduzido Generalizado. Como resultados, Minas obteve o menor erro absoluto percentual médio e o Brasil ficou com o maior. Além disso, todas as regiões analisadas apresentaram alto coeficiente de determinação, mostrando que todas as projeções dos modelos e os dados oficiais possuem correlação linear muito forte. Conclui-se que o modelo utilizado capturou de forma significativa a dinâmica de crescimento do número de óbitos acumulados na pandemia, incluindo pontos de equilíbrio e de inflexão.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-12-26 (2)
- 2024-12-13 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Prof. Sérgio Domingues, ConfiguraçõesProfa. Mayra Carolina Arantes e ConfiguraçõesProfa. Gabriela Fonseca Castro.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os direitos autorais devem ser cedidos a Universidade Federal de Mato Grosso.