Descrição do Uso e Ocupação da Cabeceira do Rio Jauru (MT) e Caracterização dos Processos de Degradação Ambiental

Autores

  • Décio Eloi Siebert est.faet@gmail.com
    Curso de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá
  • Antônio Brandt Vecchiato brandt@ufmt.br
    Dpto de Geologia-UFMT
  • Fernando Ximenes de Tavares Salomão est.faet@gmail.com
    Departamento de Geologia Geral, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá

DOI:

10.18607/ES201411608

Resumo

Este trabalho mostra o uso e ocupação do solo na área da cabeceira do rio Jauru (MT), através do mapeamento da evolução do desmatamento no espaço temporal de 30 anos, entre 1979 e 2009, com intervalos de dez anos, a partir de imagens temáticas obtidas dos sensores LANDSAT 2-MSS e LANDSAT 5-TM. Descreve os impactos ambientais existentes e potenciais, e identifica as causas e origem do processo de degradação. O processo de ocupação da Chapada dos Parecis (MT), onde se localiza a cabeceira do rio Jauru, deu-se a partir do ano de 1978, com a chegada dos primeiros colonizadores e intensificou-se na década de 1980, quando ocorreu a derrubada de cerrado nativo para formação de lavouras mecanizadas e áreas de pastagem. A construção da Rodovia BR-364, que ocorreu na década de 1960, foi responsável pelo início da formação dos processos de degradação ambiental existentes na área da cabeceira da nascente principal do rio Jauru (MT). A caracterização efetuada neste trabalho mostra a necessidade do estabelecimento de critérios qualitativos e quantitativos para o planejamento ambiental, a fim de garantir o uso e ocupação do solo nas áreas de influência das cabeceiras de forma mais adequada, não comprometendo a qualidade da água e sua utilização racional para usos múltiplos.

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Referências

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Publicado

2014-05-07

Como Citar

Siebert, D. E., Vecchiato, A. B., & Salomão, F. X. de T. (2014). Descrição do Uso e Ocupação da Cabeceira do Rio Jauru (MT) e Caracterização dos Processos de Degradação Ambiental. E&Amp;S Engineering and Science, 1(1), 125–133. https://doi.org/10.18607/ES201411608