Pavimentação Em Vias Publicas Análise do Estado do Pavimento da Avenida Coronel Escolástico em Cuiabá – MT

Autores

  • Edmar Pereira Taborda Junior jr_edmar@hotmail.com
  • Sérgio Luiz Morais Magalhães serjaomagalhaes@gmail.com
    Dpto de Engenharia Civil-UFMT

DOI:

10.18607/ES201411606

Resumo

Neste trabalho é mostrado o estado da superfície do pavimento da Avenida Coronel Escolástico levantado através de procedimentos baseado em normas vigentes no Brasil, com o objetivo de criar um parâmetro para manutenção de ruas e avenidas. Na primeira etapa, são apresentadas as técnicas utilizadas para tal levantamento e um banco de dados sobre a quantidade de defeitos da Avenida e a segunda etapa, estudos baseado em dados complementares de obras literárias e acadêmicas, na qual foi analisada uma proposta de manutenção com base na quantidade de patologias e na capacidade do pavimento. Contudo, faz-se necessário também a observação do conforto que o pavimento transmite ao motorista. Assim, através de entrevistas realizadas com usuários previamente escolhidos e colocados acerca da situação, tornou-se possível ter uma classificação do conforto que o Pavimento da Avenida Coronel Escolástico passa a seus transeuntes. A avenida em questão e o resultado desse estudo refletem em um campo maior, a situação atual das avenidas da capital do Estado de Mato Grosso por se tratar de uma Avenida localizada em região central e teoricamente, bem conservada.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

AZEVEDO, Ângela Martins (2007). “Considerações sobre a drenagem superficial na vida útil de pavimentos rodoviários. Tese de Mestrado. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo.

BERNUCCI, Liedi Bariani (2008). “Pavimentação Asfáltica”. 1ª Edição, Rio de Janeiro.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT (2003a). DNIT-005/2003-Terminologia - Defeitos nos pavimentos flexíveis e semi-rígidos. Rio de Janeiro.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT (2003b). DNIT-006/2003-Procedimento - Avaliação objetiva da superfície de pavimentos flexíveis e semi-rígidos. Rio de Janeiro.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT (2003c). DNIT-007/2003-Procedimento - Levantamento para avaliação da condição de superfície de subtrecho homogêneo de rodovias de pavimentos flexíveis e semi-rígidos para gerência de pavimentos e estudos e projetos. Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2014-05-07

Como Citar

Junior, E. P. T., & Morais Magalhães, S. L. (2014). Pavimentação Em Vias Publicas Análise do Estado do Pavimento da Avenida Coronel Escolástico em Cuiabá – MT. E&Amp;S Engineering and Science, 1(1), 05–24. https://doi.org/10.18607/ES201411606