Análise fatorial exploratória na avaliação das políticas educacionais em curso de pós-graduação
DOI:

Resumo
Este é um estudo de caso, com o objetivo de aplicar a análise fatorial exploratória (AFE) para identificar as relações subjacentes em questionário que explora a percepção do estudante de pós-graduação sobre a área (gestão pública) e modalidade (EaD) do curso. Para tanto realizou-se coleta dos dados por meio de questionário fechado, utilizando-se a escala Likert de cinco pontos, que variam entre concordância e discordância. A amostra está composta por 2.134 estudantes ingressantes no curso de pós-graduação de Gestão de Instituição Pública na modalidade educação a distância ofertada pelo Instituto Federal de Rondônia - IFRO. Assim, o uso da Análise Fatorial Exploratória neste estudo, sugere o agrupamento de 11 variáveis do questionário em cinco fatores. A percepção dos estudantes sobre a gestão pública identifica três fatores: Capacidade da gestão, visão gerencialista e participação social. A percepção deles sobre a modalidade EaD resultou em dois fatores: rigor e autonomia. O total dos fatores explicou 58,46% da variação total, sendo que o primeiro fator explicou 14,25%, o segundo 11,75%, o terceiro 11,71%, quarto 10,84% e o quinto 9,95%. O resultado da pesquisa apresentou uma redução das variáveis em fatores que podem contribuir no processo da implementação das políticas educacionais das instituições de ensino, de modo a direcionar assertivamente novas políticas organizacionais. Conclui-se que analise fatorial pode auxiliar a instituição ensino ofertante a entender as motivações dos estudantes e alinhar suas práticas, visando, inclusive, aumentar o êxito e permanência desses estudantes e consequentemente subsidiar o colegiado a orientação didático-pedagógico e dos recursos tecnológicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jonimar da Silva Souza, Lady Day Pereira de Souza, Everton Luiz Candido Luiz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os direitos autorais devem ser cedidos a Universidade Federal de Mato Grosso.