Análise fatorial exploratória na avaliação das políticas educacionais em curso de pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18607/ES20241315419


Resumo

Este é um estudo de caso, com o objetivo de aplicar a análise fatorial exploratória (AFE) para identificar as relações subjacentes em questionário que explora a percepção do estudante de pós-graduação sobre a área (gestão pública) e modalidade (EaD) do curso. Para tanto realizou-se coleta dos dados por meio de questionário fechado, utilizando-se a escala Likert de cinco pontos, que variam entre concordância e discordância. A amostra está composta por 2.134 estudantes ingressantes no curso de pós-graduação de Gestão de Instituição Pública na modalidade educação a distância ofertada pelo Instituto Federal de Rondônia - IFRO. Assim, o uso da Análise Fatorial Exploratória neste estudo, sugere o agrupamento de 11 variáveis do questionário em cinco fatores. A percepção dos estudantes sobre a gestão pública identifica três fatores: Capacidade da gestão, visão gerencialista e participação social. A percepção deles sobre a modalidade EaD resultou em dois fatores: rigor e autonomia. O total dos fatores explicou 58,46% da variação total, sendo que o primeiro fator explicou 14,25%, o segundo 11,75%, o terceiro 11,71%, quarto 10,84% e o quinto 9,95%. O resultado da pesquisa apresentou uma redução das variáveis em fatores que podem contribuir no processo da implementação das políticas educacionais das instituições de ensino, de modo a direcionar assertivamente novas políticas organizacionais. Conclui-se que analise fatorial pode auxiliar a instituição ensino ofertante a entender as motivações dos estudantes e alinhar suas práticas, visando, inclusive, aumentar o êxito e permanência desses estudantes e consequentemente subsidiar o colegiado a orientação didático-pedagógico e dos recursos tecnológicos.

Biografia do Autor

  • Jonimar da Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO

    Professor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR/2013). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática (UNIR/2007) e Bacharel em Administração Pública (UNIR/2018). É membro da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA). Atualmente é Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do Campus Porto Velho Zona Norte. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia – GEPISA.

    Minhas áreas de atuação: Gestão Pública, Educação Matemática, Metodologia de pesquisa e Políticas Públicas, principalmente com avaliação e monitoramento de programas e/ou políticas sociais.

    https://orcid.org/0000-0003-3374-5108

    http://lattes.cnpq.br/8622996107812924

  • Lady Day Pereira de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

    Doutoranda em Administração– Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

  • Everton Luiz Candido Luiz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

    Doutorando em Administração– Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Downloads

Publicado

2024-06-07

Como Citar

Análise fatorial exploratória na avaliação das políticas educacionais em curso de pós-graduação. (2024). E&S Engineering and Science, 13(1), 1-17. https://doi.org/10.18607/ES20241315419