Investigação da carga térmica de resfriamento de uma edificação residencial multifamiliar por diferentes algoritmos de transferência de calor

Autores

DOI:

10.18607/ES20231215198

Resumo

O consumo de eletricidade referente ao ar condicionado tem relação direta com a carga de calor a ser retirada conforme a capacidade de refrigeração definida para um local específico. Neste contexto, os algoritmos de transferência de calor empregados na estimativa de carga térmica de edifícios são relevantes para auxiliar a definição do sistema de climatização de ambientes. Este estudo objetivou investigar a variabilidade da potência de resfriamento de edificações residenciais, por meio da aplicação de diferentes combinações de algoritmos disponíveis na biblioteca do programa ©Energy Plus, para cálculo da convecção interna/externa e balanço de energia. Foram possíveis trinta combinações que foram organizadas em três grupos de acordo com os algoritmos de convecção interna. Para a verificação dos resultados realizou-se a Análise de Variância (ANOVA) e o teste de Kruskal Wallis, afim de identificar diferenças significativas nos dados obtidos. Por meio dos resultados dos testes conclui-se que existe entre os grupos organizados pelo menos uma diferença significativa. Complementarmente, realizou-se também o teste de PostHoc para avaliar em quais grupos as diferenças divergiam mais. Desta forma, a escolha do método numérico mostrou influência significativa na definição dos sistemas de climatização artificial das edificações. Em suma, como contribuição, o presente trabalho buscou demonstrar o peso da escolha de diferentes combinações de algoritmos na estimativa da carga térmica de resfriamento como forma de auxiliar o processo de tomada de decisão ao se definir os seus inputs de simulação

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Publicado

2023-08-04

Como Citar

Cecilio Silva, W., Andrade Duarte, M. ., Diniz Oliveira, R. ., & Romagnoli Silveira Lima, F. . (2023). Investigação da carga térmica de resfriamento de uma edificação residencial multifamiliar por diferentes algoritmos de transferência de calor. E&Amp;S Engineering and Science, 12(2), 1–19. https://doi.org/10.18607/ES20231215198