FRAGILIDADES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.8982

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica. Formação de professores. Escola pública. Educação básica.

Resumo

Neste trabalho, buscou-se compreender sobre as condições requeridas para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítica nas escolas, de forma especial, a capacitação docente. A pesquisa foi realizada com a participação de 34 professores de duas escolas públicas estaduais em Colatina-ES. Os dados foram coletados a partir de questionários e a análise feita de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciaram que há deficiência na formação dos professores quanto às questões ambientais, tanto na formação inicial quanto na continuada. Havendo, portanto, a necessidade do aprimoramento e da oportunização da formação docente condizente com os objetivos da Educação Ambiental Crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldineia BUSS, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Instituto de Ciências Biológicas - ICB.

Mestre em biologia vegetal pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutoranda no programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (PPGBV) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0121-1080.

Mariela Mattos da SILVA, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/ Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal – PPGBV.

Doutora em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8040-1688.

Referências

AGUDO, Marcela de Moraes; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. A formação continuada de pedagogos em educação ambiental em duas escolas públicas do estado de São Paulo. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 20, n. 2, mai./ago. 2018. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/34018/25307>. Acesso em: 29 ago. 2019.

AMARAL, Anelize Queiroz; CARNIATTO, Irene. Concepções sobre projetos de educação ambiental na formação continuada de professores. Revista Electrónica de Investigación em Educación en Ciencias, v. 6, n. 1, p. 113-123, jul. 2011. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4460264>. Acesso em: 29 ago. 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo: Persona. 1977.

BATISTA, Maria do Socorro da Silva; SILVA, Roberlilson Paulino da. Políticas e gestão da educação ambiental do ensino superior. In: BANDEIRA, Hilda Maria Martins; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo; CABRAL, Marlúcia Barros Lopes (Org.) Pesquisa em Educação: Unidade na Diversidade. v. 2. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 45-52.

BIGOTTO, Antonio César. Educação ambiental e o desenvolvimento de atividades de ensino na escola pública. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-152040/pt-br.php>. Acesso em: 29 ago. 2019.

AUTOR1, AUTOR2, 2017 [REFERÊNCIA OCULTA].

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, out. 1988.

BRASIL. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Coleção de Leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF. abr. 1999. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/republica>. Acesso em: 25 mai. 2016.

CZAPSKI, Silvia. A implantação da educação ambiental no Brasil. Brasília: Coordenação de Educação Ambiental do Ministério da Educação e do Desporto, 1998.

DANTAS, Thiago Braga. Desenvolvimento sustentável versus decrescimento: educação ambiental, cidadania ambiental e o modelo técnico-pedagógico de agenda ambiental escolar da secretaria de educação do município de Manaus. Dissertação de Mestrado. Universidade federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. Disponível em: < https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4354>. Acesso em: 29 ago. 2019.

DICKMANN, Ivo; HENRIQUE, Larissa. Formação inicial de educadores ambientais: desafios, limites e avanços. Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 26, n. 63, p. 839-853, set./dez. 2017. Disponível em: < http://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3722>. Acesso em: 29 ago. 2019.

FERRAZZA, Tamires; NISHIJIMA, Toshio. A educação ambiental na formação e atuação dos professores de um colégio estadual no município de Catuípe-RS. Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental. v. 33, n.1, p. 281-298, jan./abr. 2016. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5368>. Acesso em: 29 ago. 2019.

FERREIRA, Ana Cristina da Silva; TESSMANN, Marcelo Simões; TESSMANN, Cristiane. Educação Ambiental no Ensino Médio do município de Garanhuns (PE): saberes e práticas docentes. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v.11, n. 4, p. 210-225, 2016. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2106>. Acesso em: 29 ago. 2019.

FIGUEIREDO, Pâmela Buzanello. Formação e atuação de professores em educação ambiental. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2014. Disponível em: <https://alsafi.ead.unesp.br/bitstream/handle/11449/110900/000798503.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 24 fev. 2018.

FÓRUM INTERNACIONAL DAS ONGs. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. ECO/92, Rio de Janeiro, 1992. Disponível em: <<http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/deds/pdfs/trat_ea.pdf >>. Acesso em: 05 jun. 2016

FREIRE, Laísa; FIGUEIREDO, João; GUIMARÃES, Mauro. O papel dos professores/educadores ambientais e seus espaços de formação. Qual é a educação ambiental que nos emancipa? Pesquisa em Educação Ambiental. v.11, n.2, p. 117-125, 2016. Disponível em: < https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11971>. Acesso em: 29 ago. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 44. ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2013.

GUERRA, Antônio Fernando S.; GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental no Contexto Escolar: Questões levantadas no GDP. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n. 1, p. 155-166, 2007. Disponível em: < https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6136>. Acesso em: 29 ago. 2019.

GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental Crítica. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental, 2004. p. 25-34.

GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

LAMOSA, Rodrigo de Azevedo C.; LOUREIRO Carlos Frederico B. A educação ambiental e as políticas educacionais: um estudo nas escolas públicas de Teresópolis (RJ). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n.2, p. 279-292, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n2/v37n2a05.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2019.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente e Educação, Rio Grande, v.8, n.1, p.37-54, 2003. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/897>. Acesso em: 29 ago. 2019.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental transformadora. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; – Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 65-84.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Pesquisa-acão participante e educação ambiental: uma abordagem dialética e emancipatória. In: TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos (Org.). A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas, São Paulo: Annablume; FAPESP; Botucatu: Fundibio, 2007. p.13-56.

LOUREIRO, Carlos Frederico B.; COSSÍO, Mauricio F. Blanco. Um olhar sobre a educação ambiental nas escolas: considerações iniciais sobre os resultados do projeto “O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental?” In: MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Rachel (Org.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental : UNESCO, 2007. p. 58-63.

LOUREIRO, Carlos Frederico B.; TREIN, Eunice; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; NOVICKI, Victor. Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 77, p. 81-97, jan./abr. 2009. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 29 ago. 2019.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MORIN, Edgar. O método 1: A Natureza da Natureza. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.

MOTA, Junior Cesar; KITZMANN, Dione Iara Silveira. Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v. 34, n. 3, p. 72-92, set./dez. 2017. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7475>. Acesso em: 29 ago. 2019.

SEPULCRI, Bruna Neitzel; TRISTÃO, Martha Ferreira. Formação continuada, pesquisa e narrativas em educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v. 34, n. 2, p. 190-203, maio./ago. 2017. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7036>. Acesso em: 29 ago. 2019.

SILVA, Norma Nancy Emanuelle Silverio da; PEREIRA, Jorge Luiz de Goes. A Educação Ambiental e o Planejamento Educacional no Ensino Superior: a formação do professor. Revista de Educomunicação Ambiental, v. 5, n. 2, p. 57-75, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=eduambiental&page=article&op=view&path%5B%5D=757>. Acesso em: 29 ago. 2019.

SOUZA, Vanessa Marcondes de. Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Educação v. 21 n. 64, p. 121-142, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v21n64/1413-2478-rbedu-21-64-0121.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2019.

TRAJBER, Rachel; MENDONÇA, Patrícia Ramos (Org.). Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2007.

TORALES, Marília Andrade. A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar à ação educativo-comunitária como compromisso político-pedagógico. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande/RS, v. especial, p. 1-17, mar. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/ article/viewFile/3437/2064>. Acesso em: 21 set. 2019.

TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume. Vitória, Facitec, 2004.

VIANA, Pedrina Alves Moreira Oliveira; OLIVEIRA, José Everaldo. A inclusão do tema meio ambiente nos currículos escolares. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande/RS, v.16, p. 1-17, 2006. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2777>. Acesso em: 29 ago. 2019.

VIEIRAS, Rosinei Ronconi; TRISTÃO, Martha. A educação ambiental no cotidiano

escolar: problematizando os espaçostempos de formação como processos de criação. Educação, Santa Maria, v. 41, n. 1, p. 159-170, 2016. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/index.php/reveducacao/article/view/16129>. Acesso em: 29 ago. 2019.

Publicado

2021-05-14

Como Citar

BUSS, A.; DA SILVA, M. M. . FRAGILIDADES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–14, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.8982. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8982. Acesso em: 24 abr. 2024.