Compreensão da linguagem matemática no 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Giselle de Paiva SILVA giselle_mat@hotmail.com
    SEDUC/MT
  • Adelmo Carvalho da SILVA adelmoufmt@gmail.com
    UFMT

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.7019

Palavras-chave:

linguagem matemática, ensino, matemática, compreensão

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar as causas das dificuldades de compreensão da linguagem matemática apresentada nas atividades de sala de aula. Usou a abordagem qualitativa e o método interpretativo, tendo como instrumentos: a observação participativa, entrevista semiestruturada, diário de campo e material dos alunos. A análise norteou-se pelo método interpretativo. Os sujeitos foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e seus professores de Matemática. Os resultados indicaram que: os alunos investigados apresentaram dificuldades de compreensão daquilo que se lê. Nesse sentido, a investigação contribui para discussões relacionadas às dificuldades de compreensão da linguagem matemática e sua relação com a aprendizagem matemática.

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Biografia do Autor

Giselle de Paiva SILVA, SEDUC/MT

Professora da rede estadual de educação de Mato Grosso, atuando como formadora do Cefapro

Adelmo Carvalho da SILVA, UFMT

Doutor em educação. Professor da UFMT/IE e PPGE

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Publicado

2020-12-01 — Atualizado em 2020-11-30

Versões

Como Citar

PAIVA SILVA, G. de; CARVALHO DA SILVA, A. Compreensão da linguagem matemática no 9º ano do Ensino Fundamental. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, p. 1–15, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.7019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7019. Acesso em: 29 mar. 2024.