A questão metodológica: métodos e tipos de pesquisa na produção acadêmica sobre professores (as) na Região Centro-Oeste

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v20i43.311


Keywords:

Pesquisa interinstitucional. Professor. Método. Modalidades de pesquisa.

Abstract

Este trabalho faz parte dos estudos desenvolvidos pela REDECENTRO - Rede de Pesquisadores do Centro-Oeste. Analisamos a questão metodológica: modalidades de pesquisa e método na Produção Acadêmica da Região Centro-Oeste. Evidenciaram-se duas modalidades de pesquisas: o estudo de caso e a pesquisa do tipo etnográfico. Quanto ao tipo de método houve o predomínio do materialismo histórico dialético e fenomenologia, mas ainda há alguns trabalhos que se aproximam do positivismo. Detectam-se sérias fragilidades na busca do posicionamento conceitual, aprimoramento metodológico e metódico da produção. A constituição histórica dos programas, a ambiência que os contextualiza, as histórias de seus docentes e discentes ajudam a compreender as peculiaridades da sua produção.

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Author Biographies

  • Ruth Catarina Cerqueira R. de Souza, Universidade Federal de Goiás
    Doutora em Educação; Professora da Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação; Universidade Federal de Goiás. Integrante da REDECENTRO - Rede de Pesquisadores do Centro-Oeste.
  • Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás
    Doutora em Educação; Professora da Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação; Universidade Federal de Goiás. Integrante da REDECENTRO - Rede de Pesquisadores do Centro-Oeste.
  • Nilza de Oliveira Sguarezi, Universidade Federal de Mato Grosso
    Doutora em Educação; Professora do Instituto de Pedagogia, Universidade Federal de Mato Grosso. Integrante da REDECENTRO - Rede de Pesquisadores do Centro-Oeste.

Published

2012-06-17

How to Cite

A questão metodológica: métodos e tipos de pesquisa na produção acadêmica sobre professores (as) na Região Centro-Oeste. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 379–393, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i43.311. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/311. Acesso em: 5 dec. 2025.