A questão metodológica: métodos e tipos de pesquisa na produção acadêmica sobre professores (as) na Região Centro-Oeste
DOI:
https://doi.org/10.29286/rep.v20i43.311Palabras clave:
Pesquisa interinstitucional. Professor. Método. Modalidades de pesquisa.Resumen
Este trabalho faz parte dos estudos desenvolvidos pela REDECENTRO - Rede de Pesquisadores do Centro-Oeste. Analisamos a questão metodológica: modalidades de pesquisa e método na Produção Acadêmica da Região Centro-Oeste. Evidenciaram-se duas modalidades de pesquisas: o estudo de caso e a pesquisa do tipo etnográfico. Quanto ao tipo de método houve o predomínio do materialismo histórico dialético e fenomenologia, mas ainda há alguns trabalhos que se aproximam do positivismo. Detectam-se sérias fragilidades na busca do posicionamento conceitual, aprimoramento metodológico e metódico da produção. A constituição histórica dos programas, a ambiência que os contextualiza, as histórias de seus docentes e discentes ajudam a compreender as peculiaridades da sua produção.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-06-17
Número
Sección
Cultura Escolar e Formação de Professores
Cómo citar
A questão metodológica: métodos e tipos de pesquisa na produção acadêmica sobre professores (as) na Região Centro-Oeste. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 379–393, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i43.311. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/311. Acesso em: 5 dec. 2025.



















































