Voos literários com crianças indígenas e não indígenas na perspectiva intercultural, Campo Grande, MS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12862


Palabras clave:

Aprendizagem da leitura, Educação Intercultural, Terena, Experiência de aprendizagem

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender como a leitura promove o interesse e o envolvimento de crianças de 4 a 5 anos, a partir das memórias leitoras de seus professores, a fim de contribuir para a formação desses leitores em relação aos valores humanos. Para tanto, apresentamos a análise das atividades de leitura mediadas pelos professores, por meio de poemas e desenhos, abordando o respeito às diferenças étnicas desses sujeitos, em uma perspectiva dos estudos da literatura infantil e da educação intercultural. Essa inter-relação oportunizou às crianças experiências interculturais de leitura no espaço escolar.

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Biografía del autor/a

  • Maria Elisa VILAMAIOR, Rede Municipal de Ensino de Campo Grande

    Professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação da Unidade Universitária de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação Cultura e Diversidade, UEMS/CNPq (disponível em: <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0416559581832830>.

  • Léia Teixeira LACERDA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação da Unidade Universitária de Campo Grande, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil. Pesquisadora Associada do Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e identidade.

  • Maria Leda PINTO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Docente Sênior do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Letras e do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Unidade Universitária de Campo Grande, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil. Pesquisadora Associada do Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e identidade.

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Publicado

2021-08-19

Cómo citar

Voos literários com crianças indígenas e não indígenas na perspectiva intercultural, Campo Grande, MS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–20, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.12862. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12862. Acesso em: 5 dec. 2025.