A Matemática e seu ensino no século XVII: reflexões para os dias atuais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v20i43.309


Palabras clave:

História. Educação matemática.

Resumen

Nesse artigo, buscamos evidenciar as mudanças ocorridas, na primeira metade do século XVII, na reorganização da educação e do ensino de matemática em contextos burgueses, reorganização essa imprescindível para a difusão da nova ciência de então. Tais acontecimentos se relacionam ao desenvolvimento do comércio e da indústria, à ascensão da burguesia e sua oposição aos discursos da escolástica e aos modos de vida da nobreza.

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Biografía del autor/a

  • Arlete de Jesus Brito, UNESP Rio Claro
    Professora livre-docente do Departamento de Educação e dos programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e em Educação Matemática (PPGEM), UNESP Rio Claro. Possui pós-doutorado pela universidade de Bielefeld, Alemanha.

Publicado

2012-06-17

Cómo citar

A Matemática e seu ensino no século XVII: reflexões para os dias atuais. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 343–355, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i43.309. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/309. Acesso em: 5 dec. 2025.