Por que os alunos não aprendem química: investigações a partir da relação com o saber

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29286/j0631142


Palabras clave:

Relação com o Saber, Aprendizado da Química, Ensino de Química, Mobilização

Resumen

A partir do estudo de caso de uma escola estadual mineira, nos propusemos a investigar o porquê de prevalecer uma postura desinteressada e com baixos desempenhos quantitativos pelos estudantes, mesmo diante de um contexto com propostas de ensino interdisciplinares. Verificamos que a relação que os estudantes possuem com o aprendizado da química é marcada pela desconexão e pelas defasagens e que pensar as aprendizagens em Química, implica em considerar em todo um conjunto de relações necessárias ao seu acontecimento, as quais envolvem não apenas os conteúdos disciplinares, mas também aspectos subjetivos, sociais, linguísticos e pedagógicos que atravessam o processo educativo.

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Biografía del autor/a

  • Me. José Gomes Thomaz, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

    Máster en Educación, Licenciado en Química y Pedagogía. Tiene experiencia en investigaciones en las áreas de Educación y Química Inorgánica Medicinal, con énfasis en Formación Docente y Compuestos Organometálicos, respectivamente. Ha trabajado como becario, en el ámbito de la iniciación científica del CNPq y de la CAPES. Actualmente, es profesor de Educación Básica e integrante del grupo de estudios e investigaciones Formación del Educador y Prácticas Educativas (FORMEPE), de la Universidad Federal de Viçosa (UFV-MG).

  • Rita de Cássia de Alcântara BRAÚNA, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

    Obtiene su licenciatura en Física por la Pontificia Universidad Católica de Río de Janeiro (1984), máster en Educación por la Pontificia Universidad Católica de Río de Janeiro (1990) y doctorado en Educación por la Universidad de São Paulo (2000). Actualmente es profesora titular jubilada de la Universidad Federal de Viçosa. Realizó una estancia de posdoctorado en la UFMG, en el Programa de Posgrado en Educación. Tiene experiencia en el área de Educación, con énfasis en la Formación de Profesores, trabajando principalmente en los siguientes temas: desarrollo profesional de la docencia, identidad profesional, prácticas pedagógicas y saberes del profesor.

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Publicado

2025-12-01

Cómo citar

Por que os alunos não aprendem química: investigações a partir da relação com o saber. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 702–725, 2025. DOI: 10.29286/j0631142. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/19650. Acesso em: 6 dec. 2025.