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Patrimônio cultural e pertencimento

contribuição para pensar o currículo na educação infantil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12321


Keywords:

Educação Infantil, Cidade, Infância, Patrimônio cultural

Abstract

The article presents part of a research that sought to understand the theoretical and practical dimensions that make up the relationship between child, city and heritage in the context of early childhood education and covered two historic cities. The analysis stems from the collaborative research carried out in Penedo, AL, involving the monitoring of children from two municipal pre-schools on their way out onto the streets, mobilized for several reasons. Five episodes that measure the strength of local culture are considered the mainstay for the participation, meaning and / or resignification of cultural heritage by children, breaking the distance that separates knowledge and practices from local culture from school culture.

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Author Biographies

  • Jeane Costa AMARAL, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe(2015), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1996) e Pós-graduação em Supervisão escolar (2004) pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

  • Lenira HADDAD, Universidade Federal de Alagoas

    Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP, graduação em Psicologia pela FFCL-USP Ribeirão Preto. É professora associada da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade / Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas, membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.

  • Maria Assunção FOLQUE, Universidade de Évora

    Doutora em Educação pelo Institute of Education University of London. Professora no Departamento Pedagogia e Educação na Universidade de Évora e diretora dos Mestrados profissionais em Educação Pré-escolar e em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico da Universidade de Évora. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Consultora da Fundação Calouste Gulbenkian, assumindo a coordenação cientifica no Projeto Intesys – Serviços Integrados para a Infância para apoiar crianças e famílias em situação de vulnerabilidade, financiado pelo Programa Erasmus em parceria com a Fundação Aga Khan.

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Published

2021-09-01

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How to Cite

Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–21, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.12321. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321. Acesso em: 5 dec. 2025.