A Fábula como Ferramenta Pedagógica: uma proposta de intervenção-didático pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/g9b0w460


Palavras-chave:

Educação básica, Formação docente, Produto social

Resumo

O objetivo deste artigo é divulgar o resultado de uma intervenção didático-pedagógica realizada com alunos do 3º ano do ensino médio nas aulas de Língua Portuguesa. O trabalho fundamenta-se na teoria do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2003; Faraco, 2009) com relação ao trabalho de fábulas enquanto gênero discursivo. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa-ação (Tripp, 2005; Thiollent, 2009) de cunho qualitativo (Gil, 2002; 2008). Como resultado final, este trabalho resultou na publicação de uma coletânea que reúne 13 fábulas escritas pelos próprios alunos durante o processo interventivo. 

 

 

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Biografia do Autor

  • Jean Brito da SILVA, Faculdade Santíssima Trindade (FAST)

    Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, com ênfase na linha de Formação de Professores. Licenciado em Letras, com habilitação em Português, Espanhol e respectivas Literaturas, pela Faculdade Luso Brasileira (PE). É Pedagogo pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). Pós-graduado em Estudos da Linguagem e Formação Docente pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) e em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Atua como professor na Faculdade Santíssima Trindade (FAST) e na Faculdade Luso Brasileira (FALUB), lecionando nos cursos de Pedagogia, Letras, Direito e Enfermagem, com disciplinas como Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Alfabetização e Letramento, Escrita Acadêmica e Português Instrumental. Possui Aperfeiçoamento em Prática Pedagógica de Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Atualmente, é professor tutor na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), apoiando a formação de acadêmicos do curso de Pedagogia. É também pós-graduando em Inovação e Tendências Educacionais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Gestão Escolar pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Alfabetização e Letramento pelo Instituto Federal de Goiás (IFG).

  • Jonathas de Paula CHAGURI, Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE)

    Doutor em Educação e realizou estágio de pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Professor Adjunto no Curso de Pedagogia e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE).

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Publicado

2025-12-01

Como Citar

A Fábula como Ferramenta Pedagógica: uma proposta de intervenção-didático pedagógica. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 620–645, 2025. DOI: 10.29286/g9b0w460. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/18768. Acesso em: 5 dez. 2025.