CIDADANIA GLOBAL: TANTO POR FAZER NA DIMENSÃO POÉTICA...

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v33ijan/dez.17319


Palavras-chave:

cidadania global, leitura literária, poesia, dimensão poética, livro didático Apoema

Resumo

A construção da cidadania global, demanda emergente, encontra na dimensão poética possibilidades de concretização. Entendemos, a partir de Bordini e Aguiar (1993), Barthes (2007), Candido (1995) e Ramos (2010), que a poesia deve integrar o suporte de leituras que, tradicionalmente, acompanha estudantes no seu percurso de aprender: o livro didático. Assim, inspiradas na análise de conteúdo (Bardin, 2016), buscamos investigar como o gênero poesia comparece na coleção Apoema nos livros do 6º ao 9º ano. Almejamos visibilizar lacunas e investimentos necessários para que o estudante encontre, nesse material, um lugar potente para exercitar o poético e construir-se leitor e cidadão. 

Downloads

Biografia do Autor

  • Flávia Brocchetto RAMOS, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

    Sou estudante desde antes de entrar na escola de classe multisseriada no interior de Caxias do Sul. Descobri, sendo professora, que esse era um caminho para eu continuar estudante. Faço da condição de estudante meu percurso profissional tanto na docência como na pesquisa. Sou professora desde 1986, quando conclui magistério. Graduei-me em Letras e em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul, fiz pós-graduação na PUCRS e UCS e pós-doutorado na UFMG e no ICS, na Universidade de Lisboa. Sou uma pesquisadora UCS e CNPq que tem na leitura, na literatura, na infância os seus encantos. Atuei em diferentes instâncias em programas do livro do Governo Federal, como membro de comissão técnica, coordenação pedagógica, coordenação adjunta e avaliadora. 

     

  • Júlia Duarte SCHENKEL, Rede Pública Municipal de Farroupilha - RS

    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEdu-UCS), na linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Bolsista PROSUC/CAPES. Possui especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária (UCS), licenciatura plena em Letras (UCS - 2019) e em Pedagogia (UCS - 2022). Ao longo da graduação, atuou como bolsista de iniciação científica (PROBIC-FAPERG). Atualmente é professora de Anos Iniciais em rede municipal de ensino.

  • Marli Cristina Tasca MARANGONI, Rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves - RS

    Possui graduação em Letras (2004), mestrado em Letras e Cultura Regional (2006) e doutorado em Letras (2015), pela Universidade de Caxias do Sul, com estudo voltado à leitura de poesia. Realizou estágio pós-doutoral em Educação (UCS, 2024). Atua como professora da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves e no assessoramento pedagógico. Tem experiência na docência do Ensino Médio, graduação e pós-graduação. Desenvolve trabalhos e estudos principalmente nos seguintes temas: Leitura, Literatura, Poesia e mediação. Integrou a equipe de avaliação do PNBE (2013-2015), do PNLD 2018 e 2019 (atualização BNCC em Língua Portuguesa), PNLD Literário 2023 e atuou na Coordenação Adjunta do PNLD Literário 2018, PNLD Literário 2020 e PNLD Literário 2021.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 2007

BORDINI, M. G.; AGUIAR, V. T. Formação do leitor. In: Literatura: a formação do leitor (alternativas metodológicas). 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRASIL. DECRETO Nº 9.099, DE 18 DE JULHO DE 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9099.htm

BRASIL. Decreto-lei Nº 1.006, de 30 de dezembro de 1938. Estabelece as condições de produção, importação e utilização do livro didático. Diário Oficial da União, 5 jan. 1939.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

GIROTTO, C. G. G. S. Pão, poesia e leitura na infância: o poder dos livros na humanização das crianças. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 353–371, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.15828. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15828

Acesso em: 22 fev. 2024.

KUPIEC, A.; NEITZEL, A., CARVALHO, C. A mediação cultural e o processo de humanização do homem. Antares: Letras e Humanidades. vol.6, n°11, jan-jun. 2014. Disponível em http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2565/1669 Acesso em 15 março 2024.

PETIT, M. Somos quizá ante todo animales poéticos. CONJECTURA: filosofia e educação, [S. l.], v. 29, n. 1, p. e024001, 2024. Disponível em: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11727 Acesso em: 6 out. 2024.

RAMOS, F. B. Literatura infantil: de ponto a ponto. Curitiba: Editora CRV, 2010.

RAMOS, F. B. Por que literatura? In: RAMOS, F. B.; PANOZZO, N. S. P. Mergulhos de leitura: a compreensão leitora da literatura infantil. Caxias do Sul, RS: Educs, 2015. p. 21-29.

RAMOS, F. B. Livro didático: mediador de poesia? Apresentação no Congresso de Leitura do Brasil (COLE). Campinas: UNICAMP, 1998.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

CIDADANIA GLOBAL: TANTO POR FAZER NA DIMENSÃO POÉTICA... Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 740–764, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.17319. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17319. Acesso em: 22 mar. 2025.