PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.15828

Palavras-chave:

Educação, Infância, Leitura, Literatura Infantil, Humanização

Resumo

Trata-se de texto base de uma apresentação oral em mesa redonda intitulada “Um olhar estético e poético para as produções de leitura (literária) e escrita na/para Infância”, durante o Congresso SemiEdu - 2022: (Trans)Ver a vida pelas lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e artística, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá-MT.  Nele são discutidas questões relacionadas à leitura literária e escrita na infância e humanização das crianças. Dessa forma, discute-se linguagem, leitura, escrita, literatura infantil e os contextos dos atos humanos a tais concepções relacionados.  O debate tematiza a conjugação entre as palavras eleitas para expressar o título: pão como nutrição real e simbólica, leitura, infâncias, livros, crianças e humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cyntia Graziella Guizelim Simões GIROTTO, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Marília.

Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015).Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília (1992). Atuou entre os anos de 1992 a 2000, em instituições públicas e particulares: no CEFAM (Centro de Estudo, Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) e em três universidades como professora de Didática e Supervisora de Estágio, além de coordenadora da Pedagogia e de Avaliação Institucional. Ademais foi professora de EJA (Educação de Jovens e Adultos) por 7 anos, bem como de cursos de Pós-Graduação Latto Sensu, ministrando a disciplina de Didática do Ensino Superior. Desde 2000 é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Marília, junto ao Departamento de Didática, onde integra o corpo docente da graduação em Pedagogia, ministrando aulas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Compõe, na mesma unidade universitária, o quadro de orientadores do programa de Pós-Graduação em Educação, liderando linha de pesquisa do grupo PROLEAO "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação". Participa de mais dois grupos de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" (Unesp - Marília) e "Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário? (Unesp - Presidente Prudente). Integra, ainda, o grupo de pesquisadores do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil). É orientadora no programa MINTER entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e UNESP de Marília e no DINTER entre Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará e UNESP de Marília. Seus estudos e pesquisas estão focados na apropriação da leitura e da escrita, com ênfase no papel da literatura infantil na formação de crianças leitoras e produtoras de textos. As articulações com a Educação Literária na infância e o aprendizado e o desenvolvimento de crianças pequenininhas e pequenas norteiam as publicações recentes de artigos em revistas, coletâneas e organização de livros. Escreveu artigos que compuseram dois livros selecionados pelo PNBE - Professor. Realizou e realiza pesquisas financiadas pela FAPESP, na linha políticas públicas e em editais especiais, bem como pelo CNPq e CAPES, como o projeto interinstitucional do Programa PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica).

Referências

BARROS, M. de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 8. ed.SP: Editora Hucitec, 2010.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia Prática. Trad. Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

FOUCALT, M. A vida dos homens infames. In: FOUCAULT, MICHEL. Ditos e Escritos IV. Estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. pp. 203-222.

GARLAND, Sarah. Um outro país para Azzi. Trad. Érico Assis. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

LEONTIEV, A.N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

PERROTI, E. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.

PETIT, M. A arte de ler, ou como resistir à adversidade. São Paulo, Editora 34, 2009.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas (Tomo III). Madrid, Visor, 1995.

Downloads

Publicado

2023-08-25

Como Citar

GIROTTO, C. G. G. S. PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 353–371, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.15828. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15828. Acesso em: 8 maio. 2024.