EFEITOS DO ENSINO REMOTO NA ALFABETIZAÇÃO EM BELO HORIZONTE: O QUE DIZEM OS DADOS?

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.16771

Palavras-chave:

Pandemia, Isolamento Social, Avaliação da Aprendizagem, Saeb

Resumo

Este trabalho analisa os resultados da avaliação da aprendizagem inicial da língua escrita de estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental que passaram pelo ciclo da alfabetização em isolamento social no contexto da pandemia da covid-19 em Belo Horizonte. O objetivo foi verificar os efeitos do ensino remoto na alfabetização, a partir de comparação com os resultados de testes no período imediatamente anterior à pandemia. Identificou-se severo prejuízo na alfabetização, constatado pela redução significativa de estudantes com nível adequado de leitura e escrita e essa redução se deu de maneira mais expressiva para aqueles estudantes de menor nível socioeconômico.

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Biografia do Autor

Viviane Alfredo Alves BATISTA, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003), TCC - Educação de Jovens e Adultos. Curso de Pós Graduação em Gestão Social pela Fundação João Pinheiro em 2010, TCC - Implementação de uma política pública de combate à violência escolar - o Projeto Escola Viva Comunidade Ativa na Escola da Lagoa em Esmeraldas. Servidora Efetiva da Educação desde 2002.- implementação e desenvolvimento de ações do Processo de Avaliação de Desempenho, Presidente da Comissão de recursos de avaliação de desempenho. Atualmente é técnica em educação da Fundação João Pinheiro exercendo as atividades na Gerencia de Recursos Humanos vantagens e benefícios do servidor. membro da Comissão de Ética e Presidente da Comissão de Mediação de Conflitos.

Daniel Santos BRAGA, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professor de Políticas Públicas de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG), na Linha 'Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais' e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UEMG Ibirité) na Linha 'Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva'. É professor do Departamento de Educação da UEMG Ibirité, no qual também está Chefe de Departamento. Professor substituto da área de Metodologia de Pesquisa em Educação do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DECAE/FaE/UFMG). Pesquisador PQ UEMG (2023-2025). É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais da FaE/UEMG (NEPPPE) onde coordena o Observatório da Valorização dos Trabalhadores da Educação (Obvate). Doutor em Educação: conhecimento e inclusão social pela UFMG (2022); Mestre em Educação e Formação Humana (2015) e pedagogo (2016) pela FaE/UEMG; historiador pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2008). É editor de periódicos científicos (editor adjunto da Revista Educação em Foco da FaE/UEMG; editor associado na Revista SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia da FaE/UEMG; e na Revista Docência do Ensino Superior da UFMG).

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

BATISTA, V. A. A. .; BRAGA, D. S. . EFEITOS DO ENSINO REMOTO NA ALFABETIZAÇÃO EM BELO HORIZONTE: O QUE DIZEM OS DADOS?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 765–792, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.16771. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16771. Acesso em: 15 fev. 2025.