LEV SEMIONOVITCH VIGOTSKI: A ATUALIDADE DE SEU PENSAMENTO IMPÕE A RECUPERAÇÃO DE SUA OBRA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.12692

Palavras-chave:

Vigotski, Obras completas, Desenvolvimento, Educação

Resumo

O texto apresenta informações sobre os esforços de recuperação da obra de Vigotski na Rússia, uma breve descrição e análise do conteúdo do primeiro volume das Obras Completas do autor. Apresenta a resenha sobre o teatro infantil, publicada por Vigotski em 1923, com comentários de Sobkin, o organizador do referido volume. Analisa-se a posição de Sobkin sobre as resenhas teatrais de Vigotski, nas quais há indícios da origem de algumas ideias do pensador a respeito do desenvolvimento infantil. Indica-se e discute-se o argumento a favor da recuperação de sua obra, examinando-se os principais aspectos que mantêm suas ideias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zoia PRESTES, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação. Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Elizabeth TUNES, Universidade de Brasília (UNB)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é pesquisador associado da Universidade de Brasília e professora do Centro Universitário de Brasília. Sua atividade de pesquisa focaliza, principalmente, os seguintes temas: conhecimento científico e conhecimento escolar, relação professor-aluno, aprendizagem e desenvolvimento, desenvolvimento psicológico atípico e deficiência mental, processos de escolarização e o significado social da escola.

Referências

COLE, M. The Perils of Translation: A First Step in Reconsidering Vygotsky’s Theory of Development in Relation to Formal Education [Os perigos da tradução: um primeiro passo para reconsiderar a teoria do desenvolvimento, de Vygotsky, em relação à educação formal]. Em: Mind, Culture, and Activity. University of California, 2009, p. 291-295. Disponível em: http://lchc.ucsd.edu/People/MCole/Cole_Perils-of-Translation.pdf Acesso em: 22 jun 2019.

JDAN, A. N. Istoria psirhologuii ot antitchnosti do nachirh dnei [História da psicologia da antiguidade aos nossos dias]. Moskva: Akademitcheski proekt, 2018.

KRAVTSOV, G. G. As bases filosóficas da psicologia histórico-cultural. Em: Cadernos Acadêmicos Internacionais Veresk, n. 1. Brasília: UniCEUB, 2014, p. 29-42.

PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma coisa. Traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012.

PRESTES, Z. e TUNES, E. Lev Vigotski, a Revolução de Outubro e a questão judaica. Em: Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 3, p. 288-290. Niterói, 2017.

SOBKIN, V. S. Vstupitelnai statia. L. S. Vigotski i teatr: abris sotsioculturnogo konteksta [Introdução. L. S. Vigotski e o teatro: penetrando no contexto sociocultural]. Em: VIGOTSKI, L. S. Polnoie Sobranie Sotchineni. Moskva: Lev, 2015, pp. 10-75.

TUNES, E. A defectologia de Vigotski – uma contribuição inédita e revolucionária no campo da educação e da psicologia. Em: Cadernos Acadêmicos Internacionais Veresk, n. 2. Brasília: UniCEUB, 2017, p. 75-84.

VIGOTSKI, L. S. Pedagoguitcheskaia psirhologuia [Psicologia pedagógica]. Moskva: Rabotnik prosveschenia, 1926.

VIGOTSKI, L. S.. Problema kulturnogo razvitia rebionka [O problema de desenvolvimento cultural da criança]. Em: Jurnal Pedologuia [Revista de Pedologia], n. 1. Moskva: Pedologuia, 1928, pp. 58-77.

VIGOTSKI, L. S. Fachism v psirhonevrologuii [O fascismo na psiconeurologia]. Moskva, Leningrad: Biomedgiz, 1934.

VIGOTSKI, L. S. Istoritcheski smisl psirhologuitcheskogo krizisa [O sentido histórico da crise na psicologia]. Em: Sobranie sotchineni [Obras reunidas]. T. 1. Moskva: Pedagoguika, 1982.

VIGOTSKI, L. S. Problemi defectologuii [Problemas da defectologia]. Moskva: Prosveschenie, 1995.

VIGOTSKI, L. S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, L. S. Michlenie i retch [Pensamento e fala]. Moskva: Labirint, 2001.

VIGOTSKI, L. S. Sobre a questão da dinâmica do caráter infantil. Em: Linhas Críticas, 12 (23), 2006, p. 279-291.

VIGOTSKI, L. S. Polnoie Sobranie Sotchineni [Obra Completa]. Tomo 1. Moskva: Lev, 2015.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

PRESTES, Z.; TUNES, E. LEV SEMIONOVITCH VIGOTSKI: A ATUALIDADE DE SEU PENSAMENTO IMPÕE A RECUPERAÇÃO DE SUA OBRA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–14, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12692. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12692. Acesso em: 25 abr. 2024.