LEV SEMIONOVITCH VIGOTSKI: A ATUALIDADE DE SEU PENSAMENTO IMPÕE A RECUPERAÇÃO DE SUA OBRA
DOI:
10.29286/rep.v31ijan/dez.12692Palavras-chave:
Vigotski, Obras completas, Desenvolvimento, EducaçãoResumo
O texto apresenta informações sobre os esforços de recuperação da obra de Vigotski na Rússia, uma breve descrição e análise do conteúdo do primeiro volume das Obras Completas do autor. Apresenta a resenha sobre o teatro infantil, publicada por Vigotski em 1923, com comentários de Sobkin, o organizador do referido volume. Analisa-se a posição de Sobkin sobre as resenhas teatrais de Vigotski, nas quais há indícios da origem de algumas ideias do pensador a respeito do desenvolvimento infantil. Indica-se e discute-se o argumento a favor da recuperação de sua obra, examinando-se os principais aspectos que mantêm suas ideias atuais.
Downloads
Referências
COLE, M. The Perils of Translation: A First Step in Reconsidering Vygotsky’s Theory of Development in Relation to Formal Education [Os perigos da tradução: um primeiro passo para reconsiderar a teoria do desenvolvimento, de Vygotsky, em relação à educação formal]. Em: Mind, Culture, and Activity. University of California, 2009, p. 291-295. Disponível em: http://lchc.ucsd.edu/People/MCole/Cole_Perils-of-Translation.pdf Acesso em: 22 jun 2019.
JDAN, A. N. Istoria psirhologuii ot antitchnosti do nachirh dnei [História da psicologia da antiguidade aos nossos dias]. Moskva: Akademitcheski proekt, 2018.
KRAVTSOV, G. G. As bases filosóficas da psicologia histórico-cultural. Em: Cadernos Acadêmicos Internacionais Veresk, n. 1. Brasília: UniCEUB, 2014, p. 29-42.
PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma coisa. Traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012.
PRESTES, Z. e TUNES, E. Lev Vigotski, a Revolução de Outubro e a questão judaica. Em: Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 3, p. 288-290. Niterói, 2017.
SOBKIN, V. S. Vstupitelnai statia. L. S. Vigotski i teatr: abris sotsioculturnogo konteksta [Introdução. L. S. Vigotski e o teatro: penetrando no contexto sociocultural]. Em: VIGOTSKI, L. S. Polnoie Sobranie Sotchineni. Moskva: Lev, 2015, pp. 10-75.
TUNES, E. A defectologia de Vigotski – uma contribuição inédita e revolucionária no campo da educação e da psicologia. Em: Cadernos Acadêmicos Internacionais Veresk, n. 2. Brasília: UniCEUB, 2017, p. 75-84.
VIGOTSKI, L. S. Pedagoguitcheskaia psirhologuia [Psicologia pedagógica]. Moskva: Rabotnik prosveschenia, 1926.
VIGOTSKI, L. S.. Problema kulturnogo razvitia rebionka [O problema de desenvolvimento cultural da criança]. Em: Jurnal Pedologuia [Revista de Pedologia], n. 1. Moskva: Pedologuia, 1928, pp. 58-77.
VIGOTSKI, L. S. Fachism v psirhonevrologuii [O fascismo na psiconeurologia]. Moskva, Leningrad: Biomedgiz, 1934.
VIGOTSKI, L. S. Istoritcheski smisl psirhologuitcheskogo krizisa [O sentido histórico da crise na psicologia]. Em: Sobranie sotchineni [Obras reunidas]. T. 1. Moskva: Pedagoguika, 1982.
VIGOTSKI, L. S. Problemi defectologuii [Problemas da defectologia]. Moskva: Prosveschenie, 1995.
VIGOTSKI, L. S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VIGOTSKI, L. S. Michlenie i retch [Pensamento e fala]. Moskva: Labirint, 2001.
VIGOTSKI, L. S. Sobre a questão da dinâmica do caráter infantil. Em: Linhas Críticas, 12 (23), 2006, p. 279-291.
VIGOTSKI, L. S. Polnoie Sobranie Sotchineni [Obra Completa]. Tomo 1. Moskva: Lev, 2015.